quarta-feira, 12 de abril de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Alibaba, Bankrate, SpaceX, WhatsApp e Samsung

Disputa na IA: SenseTime lança o novo rival chinês do ChatGPT. Empresa apoiada pelo Alibaba apresentou ferramenta capaz de criar códigos computacionais de um sistema funcional com pedidos de nível leigo feitos em inglês ou chinês.

Despesa com os filhos adultos ameaça aposentadorias. Entrar na vida adulta é difícil. Mas os pais dizem que sustentar financeiramente os filhos adultos é ainda mais difícil. Quase 70% dos pais com filhos de 18 anos ou mais afirmam ter sacrificado as próprias finanças para ajudá-los, de acordo com um novo relatório da Bankrate.

Um importante teste de lançamento do foguete da SpaceX, o Starship, deve acontecer até o fim da próxima semana. A nova estimativa para a realização do teste de voo orbital do veículo foi divulgada ontem pelo CEO Elon Musk. A data de lançamento, porém, depende da licença orbital do órgão que regula a aviação nos EUA. A Starship foi projetada para levar astronautas e cargas úteis ao espaço — incluindo a Lua e Marte. As peças foram projetadas para serem reutilizáveis e incluem um propulsor conhecido como Super Heavy para lançar o foguete da superfície da Terra. Quando for lançado, o foguete se tornará o mais potente já criado — por enquanto, o título pertence ao Space Launch System, da NASA. (The Verge e Terra)

O WhatsApp lançou um novo recurso que permite usar uma mesma conta em dois smartphones diferentes. Por enquanto, a ferramenta está disponível em versão beta para usuários com sistema operacional Android. Ao vincular uma conta existente do WhatsApp a um telefone celular secundário, os usuários poderão acessar as conversas no segundo dispositivo sem a necessidade de uma conexão ativa com a internet no telefone principal. (Tecnoblog).

Outra novidade do WhatsApp é o compartilhamento de Status no Facebook. (Canaltech)

Com a popularidade do ChatGPT, a tecnologia vem sendo usada em alguns casos como ferramenta de trabalho. Por conta disso, a Samsung decidiu liberar o uso da inteligência artificial (IA) em suas divisões de semicondutores e dispositivos. O que a empresa não esperava era que funcionários fossem vazar informações sigilosas no chatbot. Em um dos incidentes, um funcionário pediu ao robô a criação de uma ata de reunião. A Samsung pediu que os funcionários redobrem os cuidados ao usar a ferramenta. Agora, a empresa também está desenvolvendo sua própria IA generativa. (Startse).

Fonte: Bloomberg e Canal do Meio (11/04/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".