Todos planos da Sistel bateram suas metas em março, exceto o InovaPrev
Levantamento realizado mensalmente pela consultoria de investimentos Aditus junto a um grupo de 120 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), com patrimônio somado de R$ 307 bilhões em março de 2023, apurou que o mesmo teve uma rentabilidade média de 0,94% nesse mês, enquanto o levantamento do Blog Aposentelecom apurou uma rentabilidade média de 1,35% na Sistel, bem acima de suas coirmãs.
No acumulado do ano a rentabilidade média do grupo foi de 2,32%, enquanto da Sistel foi de 3,42%, também bem acima das outras EFPCs.
O levantamento da consultoria mapeia mensalmente os investimentos das 120 EFPCs em 12 classes de ativos, seguindo os padrões de investimentos adotados pela maioria das fundações. Em março, das 12 classes mapeadas, nove alcançaram rentabilidade positiva e três tiveram rentabilidade negativa.
Além da Sistel ter apresentado resultados superiores a média dos outros fundos de pensão, todos planos analisados da Sistel conseguiram bater a meta de março, exceto o InovaPrev e se considerarmos o acumulado deste ano até março, a situação é idêntica ficando somente o InovaPrev um pouco abaixo de sua meta acumulada nesse ano.
A melhor situação em termos de rendimento entre os 5 planos da Sistel que foram analisados, ficou com os 2 planos patrocinados pelo CPqD, CPqDPrev e PBS-CPqD, que obtiveram um rendimento acumulado em 2023 de 123% sobre sua meta prevista. A seguir assim, esses dois planos têm chance de alcançar no final do ano e pela primeira vez, uma reserva especial que seria provavelmente distribuída no futuro, mas ainda estamos longe do final do ano.
Apesar de uma boa melhoria em sua rentabilidade de março, a pior situação segue sendo do InovaPrev que obteve um rendimento acumulado em 2023 de 87% sobre sua meta prevista. O objetivo é sempre ultrapassar os 100%.
Em resumo, todos 5 planos abaixo melhoraram seu desempenho em março em relação ao mês anterior.
Vide abaixo a planilha comparativa entre planos e elaborada por esse blog:
Fonte: Aposentelecom, Sistel, Aditus e Invest. Institucional (19/04/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".