Entenda quais ganhos o sexo proporciona para a mente e o corpo e que neurotransmissores são liberados no cérebro com a prática
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar, principalmente de idosos.
O dia 6/9, por seu número sugestivo, foi escolhido como Dia do Sexo. Apesar de seu caráter comercial, a data é uma boa oportunidade para falar dos ganhos físicos e mentais que gera o ato sexual no ponto de vista da saúde.
“Os estudos apontam benefícios como redução do estresse e da ansiedade, melhora do humor, liberando endorfinas que promovem a sensação de bem-estar, fortalecimento do sistema imunológico, alívio da dor, melhora da qualidade do sono e benefícios cardiovasculares”, aponta a ginecologista Clarissa Silveira, fundadora da Mia Care.
Além disso, segundo a especialista, o sexo contribui com a redução da pressão arterial e aumenta a intimidade e a conexão emocional em relacionamentos. Há também os benefícios para o corpo. Segundo o personal trainer Matheus Vianna, a prática sexual queima calorias e fortalece a musculatura pélvica, além de liberar endorfina.
Sexo libera neurotransmissores
O sexo faz bem também, portanto, para o cérebro. A endorfina é liberada durante e logo após o ato sexual. Ela promove a melhora quase imediata do humor, diminuindo as tensões do dia a dia e reduzindo os efeitos do estresse no corpo. Mas este é apenas um dos neurotransmissores associados ao sexo: há ainda a dopamina e a serotonina.
A dopamina aumenta a sensação de recompensa incentivando a repetição do comportamento sexual e contribuindo para a motivação sexual. A serotonina, por sua vez, desempenha um importante papel no bem-estar emocional, melhorando o humor e proporcionando uma sensação de relaxamento.
Fonte: Metrópoles (06/09/2023)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".