quarta-feira, 6 de setembro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Apple, X, SpaceX e fabricação de chips na China

Prestes a lançar o novo iPhone 15 na próxima semana, a Apple vai mudar a entrada do carregador do celular do padrão Lightning para USB-C, o mesmo usado na maioria dos aparelhos Android. A mudança é graças a uma exigência da União Europeia: até o fim de 2024, todos os telefones terão que vir com porta USB-C nos países do bloco. A maioria dos novos produtos da Apple, como o iPad, já conta com esse modelo de carregamento, mas a empresa vinha relutando em adotar esse padrão nos iPhones. Segundo a gigante de tecnologia, “uma regulamentação rigorosa que exige apenas um tipo de conector sufoca a inovação em vez de encorajar, o que, por sua vez, prejudicará os consumidores na Europa e em todo o mundo”. Já a UE estima que a mudança poupará aos consumidores até 250 milhões de euros por ano em compras desnecessárias de carregadores e reduzirá 11 mil toneladas de resíduos por ano. (BBC)

O X, ex-Twitter, vai usar mensagens postadas na plataforma para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) da nova empresa de Elon Musk, a x.AI. A novidade aparece em alterações feitas nos termos de privacidade do X. O item 2.1 da nova política aborda a utilização de informações para oferecer e operar produtos e serviços na plataforma de mídia social. Com o registro de postagens do X, a x.AI obtém acesso a um vasto conteúdo para fins de treinamento. A mudança foi confirmada por Musk. Ele ressaltou, no entanto, que só serão usadas informações públicas, não incluindo mensagens privadas. (Estadão)

E os astronautas da missão Crew-6 voltaram ontem à Terra após uma missão da Nasa de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles deixaram o laboratório orbital no domingo a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que desceu ao oceano Atlântico à 1h17 (horário de Brasília), e foi recuperada por embarcações da empresa. O retorno deles estava programado para acontecer no dia 3, mas a Nasa e a SpaceX decidiram adiá-lo devido ao mau tempo na Flórida. Durante os seis meses da missão, lançada em março, os membros da tripulação realizaram caminhadas espaciais, atividades de manutenção e experimentos científicos. (Canaltech)

Independência tecnológica. A China está tentando levantar um fundo de 300 bilhões de yuans (US$40 bilhões) para financiar investimentos na fabricação e pesquisa doméstica de chips. Segundo a Reuters, o Grande Fundo, como é conhecido, conta com 60 bilhões de yuans do Ministério das Finanças e busca reduzir a dependência do país da tecnologia americana.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (05/09/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".