quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Sistel atende cobrança desse blog e publica, mesmo com atraso, desempenho dos planos em novembro de 2024
Rentabilidades dos planos em dezembro e no acumulado de 2024 ainda não foram publicadas. PAMA preocupa!
Os desempenhos dos planos Sistel em novembro de 2024 permaneceram quase que iguais aos de outubro, com ligeiro aumento de 1 ponto percentual nos planos PBS-A e PAMA.
O plano PBS-A certamente fechará o ano de 2024 com um novo superávit, enquanto o plano assistencial PAMA fechará em déficit, bastando uma pequena redução de sua taxa atuarial para reduzir esse déficit.
Mesmo assim o plano PAMA pode ainda preocupar nos próximos meses, pois o rendimento mensal de suas reservas, além das mensalidades e contribuições de coparticipações pelo uso do plano pelos seus usuários, não estão conseguindo terminar com esse déficit que se arrasta por mais de um ano, devido as despesas de seus usuários.
Outra solução para equacionar o déficit do plano PAMA, além da redução de sua taxa atuarial, hoje de INPC + 4,50 % aa., ou 9,48% efetivos (que é uma taxa bem elevada), seria as patrocinadoras cumprirem suas obrigações assumidas e bancarem sozinhas esse déficit, conforme assinado e acordado entre elas na cisão do antigo plano PBS, mas que nunca foi efetivado e respeitado até hoje, mesmo quando o PAMA estava deficitário em outra ocasião.
Naquela época foi utilizado "ilegalmente" e exclusivamente o superávit do plano PBS-A para cobrir aquele rombo, déficit aquele pago somente pelos assistidos do plano PBS-A e pelas empresas patrocinadoras do PBS-A, mesmo sabendo-se que assistidos de planos de outras EFPCs (Fundações Visão e Atlântico) também são usuários do PAMA e nada pagaram por isso.
Vide a tabela completa do mês de novembro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".