terça-feira, 14 de janeiro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre duplicatas digital de pessoas, TikTok, X e Apple

Um estudo do Google DeepMind e da Universidade de Stanford, nos EUA, criou duplicata digital de pessoas depois de conversas de duas horas com voluntários. O estudo envolveu 1052 pessoas de diversos perfis demográficos nos EUA. Os participantes foram entrevistados por um sistema de IA projetado para “incorporar” as atitudes e a personalidade de cada indivíduo. “Podemos criar um agente de uma pessoa, uma réplica de IA, que capture muitas de suas complexidades e naturezas idiossincráticas, diz Joon Sung Park, chefe da pesquisa, à revista New Scientist. (g1)

Uma lei sancionada em abril pelo presidente Joe Biden pode tirar o Tik Tok do ar de todo o território dos Estados Unidos. O aplicativo só não será banido se a empresa ByteDance, dona do Tik Tok, conseguir um comprador que seja de confiança até o dia 19 de janeiro, mas esse comprador não pode ter qualquer relação com a empresa da China. O governo dos EUA alega que a China pode se aproveitar da popularidade do Tik Tok para obter dados dos norte-americanos, o que seria um risco à segurança nacional. A empresa nega que isso aconteça. (Economist)

O X disse ter implementado uma nova funcionalidade para rotular perfis de paródia ou sátira. A medida busca evitar confusões, já que postagens dessas contas já foram tomadas como declarações autênticas de pessoas ou entidades reais. Os rótulos serão exibidos tanto nos perfis quanto em suas postagens e podem ser ativados manualmente pelos usuários acessando as configurações e selecionando a opção “Paródia, comentário e conta de fã”. Segundo o X, a funcionalidade foi projetada para aumentar a transparência e garantir que os usuários não sejam enganados quanto à natureza das contas. (TechCrunch)

O desempenho da Apple em 2024. A big tech vendeu 5% menos iPhones e perdeu espaço para concorrentes chineses no último trimestre do ano passado, de acordo com dados da Counterpoint Research. A rival Samsung também perdeu participação para outros produtos Android.

Fonte: Canal Meio e Bloomberg (13/01/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".