Você já pensou em vender uma foto da sua íris? .
Se você quiser, sim. O que lhe permite fazê-lo é um projeto de Sam Altman, CEO da OpenAI (dona do ChatGPT), que pretende criar uma identidade digital para pessoas a partir da biometria da íris.
A iniciativa paga 25 Worldcoins, criptomoeda que vale cerca de R$ 13,29. Quem topar ceder a biometria ocular no cadastro leva uns R$ 330.
- Sua íris pode funcionar como suas digitais, são identificações únicas entre as pessoas. A chance do sistema errar sua identidade é de uma em 2 bilhões de tentativas.
- A título de comparação, a chance de erro usando as digitais é de uma em 80 milhões –bem maior que a da íris.
Como? O processo é feito por um computador esférico e prateado, chamado orb. O site da Tools for Humanity (TfH) diz que os dados biométricos não ficam armazenados na máquina e serviriam apenas para confirmar que trata-se de um humano fazendo o cadastro.
O computador então gera um blockchain para o usuário, chamado de World ID.
- Blockchain é uma forma imutável de guardar dados. Um bloco de informação criptografado é conectado a outros, criando uma sequência única e inquebrável.
Para que? A ideia da rede World é que o cadastro sirva para mostrar que alguém é humano –e diferenciá-lo de um computador na rede–, sem revelar identidade, cor, etnia, religião ou outros dados sensíveis.
Tem riscos? Sim. É sempre bom preocupar-se com a sua privacidade.
Desde novembro, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) investiga o tratamento dos dados biométricos de usuários no contexto do projeto.
O órgão regulador pediu esclarecimentos sobre o processamento de dados, as hipóteses legais que justificam o processo, demonstrações dos mecanismos de transparência para o usuário e avaliação do tratamento de dados.
↳ Portugal e Espanha proibiram a atuação da rede World por lá. Eles argumentam que as explicações dadas pela empresa não são suficientes para garantir a segurança dos usuários.
Se você ainda quiser…pode baixar o World App na loja de aplicativos do seu celular. Por lá, você pode agendar o horário de visita –todos os pontos de atendimento são na cidade de São Paulo.
Fonte: Folha de SP (17/01/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".