Segundo Instituto, não haverá bloqueio de benefícios por falta de Prova de Vida
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aposentados, pensionistas ou pessoas que recebem algum benefício do governo, que a prova de vida não está suspensa em 2025. Segundo a autarquia, não é necessário o comparecimento nas agências da Previdência para a comprovação, que é obrigatória e ocorre todo ano.
Isso porque desde janeiro de 2023, segundo o Instituto, houve uma mudança na forma de fazer a comprovação e o INSS é responsável por fazer o cruzamento de dados com bases governamentais para checar a condição do beneficiário. Por isso, não há obrigação da pessoa se dirigir ao banco ou ao INSS para comprovar que está viva.
A prova de vida é a comprovação de que o beneficiário ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário.
Ainda segundo o INSS, não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida e uma nova portaria sobre isso será publicada nos próximos dias.
"O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações", disse Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Para o cruzamento de informações, de acordo com a autarquia, atualmente são utilizadas os dados de:
- Acesso ao Meu INSS com o selo ouro;
- Bancos, quando há realização de empréstimo consignado e saque de benefícios, ambos feitos por identificação biométrica;
- Atendimento: quando o beneficiário comparecer nas Agências do INSS para realizar algum serviço de seu interesse ou de perícia médica por telemedicina ou presencial;
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo familiar;
INSS alerta para golpes
O INSS também alerta que não envia servidores para fazer comprovação de vida e arrecadação de documentos na casa do beneficiário e que, desde abril de 2024, o INSS tem avisado sobre pessoas se passando por servidores da autarquia. Além disso, a autarquia ressalta que não envia SMS com número de telefone para prova de vida.
Fonte: Valor Investe (16/01/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".