sábado, 25 de janeiro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com com notícias da OpenAI, WhatsApp, Apple, Oracle e TikTok

A OpenAI está lançando uma prévia de seu agente de IA, o Operator, para assinantes do ChatGPT Pro nos Estados Unidos. A ferramenta é capaz de automatizar tarefas como preencher formulários, fazer reservas em restaurantes e pedir compras de supermercado ao executar tarefas na web. Os usuários podem assumir o controle da tela a qualquer momento. A companhia disse que planeja expandir o recurso para mais países e usuários Plus, Team e Enterprise e integrar o Operator ao ChatGPT. É possível não participar de parte da coleta de dados e treinamento do Operator desativando a configuração “melhorar o modelo para todos” no chatbot. (CNBC)

O Tribunal Nacional de Apelações de Direito Societário da Índia suspendeu temporariamente uma proibição de cinco anos que impedia o WhatsApp de compartilhar dados de usuários com sua controladora, a Meta. A decisão representa uma vitória para o conglomerado de Mark Zuckerberg em seu maior mercado global, onde mais de 700 milhões de pessoas utilizam o aplicativo de mensagens mensalmente. A disputa começou em 2021, quando o WhatsApp implementou uma política de privacidade que exigia dos usuários o consentimento para o compartilhamento expandido de dados com outras plataformas da Meta. Enquanto os europeus podiam optar por não compartilhar as informações, os indianos não tinham essa escolha, o que levou o regulador antitruste local, a Comissão de Concorrência da Índia, a classificar a prática como abusiva. Embora a suspensão do tribunal represente um alívio para a Meta, a empresa foi ordenada a depositar cerca de US$ 12,35 milhões, metade de uma multa inicial, em até duas semanas. O caso será reavaliado em 17 de março. (TechCrunch)

Apple e Oracle divergem sobre manter o TikTok no ar nos EUA após ordem de Trump. Ordem de Trump determinou que a ByteDance precisa finalizar a venda da operação da plataforma até o início de abril. Enquanto isso, big techs tentam driblar possíveis multas.

Fonte: Canal Meio e Bloomberg (24/01/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".