O sucesso do novo modelo de IA da DeepSeek indica como a China poderá, no futuro, alcançar um avanço tecnológico ainda maior apesar das restrições às exportações dos Estados Unidos: com a produção de seus próprios chips de IA de última geração.
Enquanto líderes em tecnologia se maravilham com a aparente capacidade da DeepSeek de criar um modelo inovador de IA sem gastar tanto quanto os rivais nos EUA, a questão agora é como exatamente a empresa fundada em Hangzhou conseguiu essa proeza - e o que isso significa para os esforços americanos para ficar à frente da China na corrida tecnológica.
Embora muitas informações ainda não estejam claras, como os chips exatos que a DeepSeek usou e se ela tem o suficiente para desenvolver ainda mais seus modelos de IA, seu sucesso destaca algumas das principais vantagens competitivas estruturais da potência asiática.
O país conta com um grande número de engenheiros de software altamente qualificados, mais do que os EUA, um vasto mercado interno e apoio do governo em subsídios e financiamento para institutos de pesquisa. O país também tem uma necessidade premente de encontrar uma maneira de fazer mais com menos recursos - já ciente das restrições do Ocidente.
Fonte: Bloomberg (29/01/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".