Hoje com notícias da Apple, Alibaba, a nova Dynatomics e da Alexa+ com IA
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que a Apple deve cumprir a medida imposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e disponibilizar lojas alternativas de aplicativos na App Store. A decisão do desembargador Pablo Zuniga Dourado reverte sentença de primeira instância que havia suspendido as determinações do Cade. Ele entende que o descumprimento leva a “barreiras artificiais à concorrência”, consolidando “o poder de mercado da Apple”. A companhia terá 90 dias para adotar as recomendações, mas disse que vai recorrer, alegando que as medidas podem “prejudicar a privacidade e a segurança” dos usuários. (Globo)
A gigante chinesa Alibaba revelou um novo modelo de inteligência artificial para raciocínio que, segundo a empresa, rivaliza com o ChatGPT, da OpenAI, e o R1, da DeepSeek. O QwQ-32B da Alibaba opera com 32 bilhões de parâmetros frente a 671 bilhões do DeepSeek. Um volume menor de parâmetros normalmente sinaliza maior eficiência em meio à crescente demanda por IA otimizada que consuma menos recursos. A companhia afirma que seu novo modelo pode “melhorar continuamente o desempenho, especialmente em matemática e codificação”. (CNBC)
Já o cofundador do Google Larry Page formou uma nova empresa de IA, a Dynatomics. Segundo fontes, ele e um pequeno grupo de engenheiros estão trabalhando em maneiras de usar grandes modelos de linguagem para criar designs altamente otimizados para uma grande variedade de objetos manufaturados. A companhia deve ser administrada por Chris Anderson, que já foi diretor de tecnologia de outra empresa apoiada por Page, a Kittyhawk, que desenvolvia pequenos aviões elétricos. (The Information)
Meio em vídeo. A nova versão da Alexa, que incorporou IA em seu sistema, é o tema do novo Pedro+Cora. No papo, eles falam sobre os modelos de linguagem que serão incorporados na Alexa+, as possibilidades e os possíveis problemas de ter essa tecnologia em uma assistente pessoal. (YouTube)
Fonte: Meio (07/03/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".