Hoje com notícias sobre limitações impostas ao ChatGPT, acordo OpenAI com a AWS, criação de novos cargos híbridos de IA em empresas e uso de IA na educação
Após uma mudança que reclassifica o chatbot como ferramenta educacional, com atuação limitada a explicações genéricas, ChatGPT não pode mais dar conselhos médicos, jurídicos ou financeiros aos usuários. A decisão busca reduzir riscos legais e proteger usuários de orientações equivocadas, ao mesmo tempo em que tenta resguardar a empresa de processos. Portanto, o sistema evitará sugestões de medicamentos, recomendações de investimentos ou modelos de petições. (Yahoo)
Além disso, a OpenAI fechou um acordo de US$ 38 bilhões por serviços da Amazon Web Services para treinar seus modelos com GPUs da Nvidia. A medida prevê sete anos de parceria, com toda a capacidade prevista para estar em uso até o fim do próximo ano. Essa mudança marca um distanciamento em relação à Microsoft, que deixou de ser a única provedora de nuvem da OpenAI e também perdeu o direito de preferência para hospedar suas cargas de trabalho de inteligência artificial. (The Verge)
Empresas como Walmart, Salesforce e KPMG estão reformulando seus quadros para criar cargos híbridos entre humanos e sistemas de inteligência artificial. Novas funções como arquiteto de conhecimento, engenheiro de orquestração e designer de conversas já fazem parte de equipes que desenvolvem produtos, ajustam fluxos de trabalho ou gerenciam interações com clientes em plataformas digitais. Segundo o LinkedIn, 20% dos profissionais nos EUA atuam hoje em funções inexistentes no ano 2000, e a IA generativa acelera essa transição. Veja 16 cargos novos. (Folha)
E o projeto Corações & Mentes lançou um novo volume sobre inteligência artificial na educação. Produzido pela Plataforma Democrática, da Fundação FHC, o material é voltado a professores do ensino fundamental e médio e propõe reflexões sobre o impacto da IA na convivência democrática, no aprendizado e na formação cidadã. A publicação inclui textos sobre as transformações tecnológicas e sociais que moldam a experiência humana e um caderno de atividades práticas adaptáveis para diferentes disciplinas. (Meio)
Fonte: Meio (04/11/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".