sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre segurança de IA, TikTok, Spotify e Deezer

Segundo a nova edição do Índice de Segurança de IA do Future of Life Institute, as principais empresas de inteligência artificial, como Anthropic, OpenAI, xAI e Meta, estão entregando padrões de segurança muito abaixo do que já é considerado globalmente aceitável. O painel independente concluiu que, apesar da corrida para desenvolver sistemas cada vez mais próximos da chamada superinteligência, nenhuma companhia apresentou um plano realmente robusto para controlar modelos avançados, mesmo após casos públicos de automutilação e suicídio relacionados a chatbots. (Reuters)

O TikTok vai investir mais de R$ 200 bilhões na construção de seu primeiro data center na América Latina. O megaprojeto será no Ceará e funcionará 100% com energia renovável, em parceria com a Omnia e a Casa dos Ventos. A instalação será construída perto do porto do Pecém, próximo ao hub de cabos submarinos de Fortaleza, uma das conexões mais rápidas entre Brasil, Europa e África. A empresa chamou o projeto de “investimento histórico” e reforçou o peso do Brasil para sua estratégia global de IA. (Bloomberg)

O Spotify Wrapped 2025, a retrospectiva das músicas mais ouvidas de cada ouvinte no ano, foi lançado nesta quarta-feira e desta vez mais próximo das origens, após o fracasso da edição passada, quando a empresa foi criticada por usar muitos recursos de inteligência artificial. Este ano, os usuários tiveram quase uma dúzia de novidades, incluindo Wrapped Party, que permite comparar estatísticas ao vivo com até nove amigos, playlists com contagem exata de reproduções, quiz das músicas mais ouvidas, Idade Auditiva e os novos Wrapped Clubs, que classificam o usuário em estilos de escuta. (TechCrunch)

Falando em música e IA, um estudo global da Deezer com a Ipsos mostrou que 97% das pessoas não conseguem distinguir músicas feitas por ferramentas de inteligência artificial de composições humanas. A pesquisa, com 9 mil participantes, ainda revela que 80% querem que faixas geradas por IA sejam claramente identificadas. A Deezer diz receber 50 mil músicas sintéticas por dia, 34% do total enviado à plataforma, mas afirma que 70% delas estão ligadas a práticas fraudulentas e por isso são excluídas. (Globo)

Fonte: Meio (04/12/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".