terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Inovação: Morre cientista Rogério Cerqueira Leite aos 93 anos



Um dos maiores cientistas do país, Cerqueira Leite era engenheiro físico e professor emérito da Unicamp

Morreu neste domingo Rogério Cezar de Cerqueira Leite, aos 93 anos, engenheiro e físico e um dos mais importantes cientistas do Brasil. Leite era professor emérito da Unicamp e presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Cerqueira Leite morreu no Hospital Centro Médico em Campinas, onde estava internado após ter sofrido uma parada cardíaca. Ele está sendo velado no Cemitério Flamboyant, na mesma cidade, e será sepultado às 17h.

O cientista nasceu em 14 de julho de 1931, formou-se em engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e fez doutorado em Física de Sólidos na Universidade Sorbonne, em Paris. Entre 1962 e 1970, ele trabalhou como pesquisador nos laboratórios Bell, nos Estados Unidos. Deu aula no ITA, na Universidade de Paris e na Unicamp, onde chegou a dirigir o Instituto de Física e o Instituto de Artes. Cerqueira Leite ainda publicou 80 trabalhos em revistas especializadas, foi editor da Solid State Communications, da Inglaterra, e atuou em empresas de tecnologia, além de ter integrado a Comissão de Energia da União Internacional de Física Pura e Aplicada.

Durante a carreira, geriu centros de pesquisa e inovação como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec), e teve ampla influência no desenvolvimento da ciência no país.

Em nota, a reitoria da Unicamp prestou “as mais sinceras condolências à família e aos amigos do professor” e destacou que ele sempre defendeu que o Brasil poderia projetar equipamentos científicos competitivos no país, com foco na engenharia de aceleradores. “O falecimento de Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, diz a instituição.

O CNPEM também lamentou a morte e ressaltou, em nota: "Sua formação acadêmica, o apreço pelas mais diversas formas de artes e seus posicionamentos públicos sobre temas estratégicos para o País, promoveram importantes debates, conquistas e influenciaram diferentes esferas da academia e da sociedade".

Pelas redes sociais, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Cerqueira Leite, a quem se referiu como "um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil".

"Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp. Foi fundamental para a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país. Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas àreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cequeira Leite", disse o presidente.

Fonte: O Globo (01/12/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".