segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Sistel: Rentabilidade média de NOVEMBRO dos planos Sistel supera em muito a média das demais EFPCs. Só InovaPrev ficou para trás



Novamente todos planos Sistel analisados, exceto InovaPrev, atingiram a meta em novembro

O plano InovaPrev segue muito abaixo de sua meta desde o início desse ano. Sua rentabilidade nesse ano nos 11 primeiros meses alcançou somente 68% do previsto de sua meta atuarial, uma queda de dois pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Por outro lado os planos CPqDPrev, PBS-CPqD, PBS-A e PAMA tiveram rendimentos, tanto no mês de novembro, como no acumulado de 2024, bem superiores as metas estabelecidas.

No acumulado nos 11 primeiros meses de 2024 o plano que mais rendeu foi o PAMA (10,61% aa), seguido do PBS-A (10,29%), PBS-CPqD (10,15%), CPqDPrev (9,73%) e na lanterna o único plano CD InovaPrev (6,89%).

O desempenho dos planos em relação a Reserva Matemática (montante de dinheiro necessário para pagar todos benefícios até o último beneficiário), índice esse mais importante e que mede a saúde de cada plano, ainda não foi divulgado pela Sistel e tão logo o seja publicaremos aqui (última coluna da tabela).


Nota da Redação: Além da Sistel, sem nenhuma justificativa razoável, querer fechar o plano InovaPrev a novas adesões, claramente ela não consegue investimentos razoáveis para aquele plano. Desde o início de 2024 a rentabilidade do plano não atinge sua meta de CDI + 0,2% aa ou 10,06%. 

Nesses 11 meses só 68% da meta foi alcançada pela Sistel, rendimento esse de 6,89% aa, bem inferior a média de outros 281 planos CD de outras fundações, que alcançou 7,58%, segundo a consultoria de investimentos Aditus, publicada nesse link.

A rentabilidade do plano InovaPrev é menor que qualquer outra aplicação do mercado financeiro. Por que será?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".