Com a chegada da Black Friday, aumentou o risco de fraudes e golpes sofisticados
Para enfrentar esses desafios e garantir uma experiência de compra segura para consumidores e lojistas, o CPQD desenvolveu a Ynio, uma solução avançada que utiliza Inteligência Artificial (IA) para monitorar transações em tempo real e tomar decisões estratégicas para prevenir fraudes.
Utilizando combinações IA Preditiva e IA Comportamental, a plataforma é capaz de detectar comportamentos atípicos dos clientes, antevendo casos de fraudes, criando regras cada vez mais assertivas para proteger as transações em tempo real. Presente em mais de três países da América Latina e com mais de 50 milhões de transações analisadas em único dia e mais de 1,2 bilhões de transações no mês, a plataforma já soma mais de 2 milhões de contas ativas espalhadas por mais de 2,5 milhões de estabelecimentos comerciais, sendo capaz de monitorar mais de 30 tipos de diferentes transações monitoradas.
A tecnologia não apenas previne fraudes, mas também melhora a experiência do cliente. Com um sistema de regras altamente personalizável, a Ynio pode identificar fraudes em tempo real e interagir diretamente com o consumidor, notificando-o sobre qualquer atividade suspeita. Além disso, a solução permite o bloqueio de transações em andamento e pode ajudar a interromper tentativas de golpes como a clonagem de cartões e a fraude do visor das maquininhas.
A plataforma garante que, no contexto da Black Friday, as lojas estejam sempre um passo à frente dos fraudadores. Segundo levantamento realizado pelo CPQD, os principais golpes observados durante a Black Friday estão:
● Golpe da Compra Duplicada: O consumidor aprova a compra, mas o vendedor
tenta cobrar novamente, alegando erro n sistema.
● Golpe da Maquininha: Criminosos usam maquininhas adulteradas para clonar
dados de cartões de crédito ou débito.
● Clonagem de Cartão de Crédito: Dispositivo schamados “skimmers” capturam
dados da tarja magnética e permitem compras e saques fraudulentos.
● Golpes em Sites de Phishing: Sites fraudulentos são criados para roubar
informações de pagamento de consumidores desavisados.
● Fraude de Chargeback :O cliente solicita o estorno de uma compra mesmo após o
produto ter sido entregue, prejudicando o lojista.
Além disso, os números alarmantes das fraudes financeiras no Brasil, como as envolvendo o Pix, evidenciam a necessidade urgente de soluções de prevenção. Com mais de 4,6 mil tentativas de fraudes registradas por hora, os prejuízos podem ultrapassar R$ 3,7 bilhões até 2027, segundo o relatório da Scamscope. Cada R$ 1,00 perdido em uma transação fraudulenta custa cerca de R$ 4,49 para as instituições financeiras.
Fonte: Diário Campineiro (29/11/2024)
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