quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre regulamentação da IA no Brasil, energia renovável para IA do Google e a cidade do futuro da mobilidade urbana

O Senado aprovou ontem o projeto que regulamenta o uso de IA no Brasil e que segue agora para votação na Câmara. Foram incluídas na classificação de atividades de “alto risco” questões como identificação biométrica para reconhecimento de emoções, pesquisa policial para encontrar padrões e perfis comportamentais e auxílio em diagnósticos e procedimentos médicos. O texto estabelece regras no uso de conteúdo com direito autoral, como a criação de um órgão regulador para facilitar a negociação entre autores e empresas de IA. Confira aqui os principais pontos. (g1)

Na corrida para reforçar suas capacidades de IA, o Google anunciou um acordo com a desenvolvedora de energia renovável Intersect Power e o fundo de investimento TPG Rise Climate para gerar energia livre de carbono para alimentar vários data centers. Os investimentos em projetos chegam a US$ 20 bilhões. Um deles combina armazenamento eólico, solar e de bateria para produzir até 1 gigawatt ao data center. A primeira fase operacional deve ser concluída em 2027. (TechCrunch)

São Francisco, na Califórnia, foi considerada a cidade mais preparada para o futuro da mobilidade urbana em um ranking de 70 municípios. Os pesquisadores perceberam que inovações em tecnologia, como o uso de IA e aviação, estão tendo um impacto maior na mobilidade das cidades. “Sentimos que este ano seria realmente importante atribuir um peso maior à tecnologia em vista do crescente número de veículos automatizados em operação e a ascensão de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (e-VTOL)”, disse Alexandre Bayen, da Universidade da Califórnia em Berkeley. (Bloomberg)

Fonte: Canal Meio (11/12/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".