quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Alphabet, OpenAI e Nvidia

A Alphabet revelou um novo computador quântico que precisa de apenas cinco minutos para resolver um problema que levaria cerca de 10 septilhões de anos para os supercomputadores. A próxima tarefa do Google é menos tecnológica: encontrar um uso real para todo esse poder teórico.

A OpenAI lançou ontem seu modelo de IA gerador de vídeos, o Sora. A ferramenta está disponível para assinantes do ChatGPT em um site específico, assim como o modelo atualizado, o Sora Turbo, que cria vídeos a partir de texto, animação de imagens e remixagem de vídeos. Os usuários do ChatGPT Plus podem gerar até 50 vídeos prioritários (1.000 créditos) de cinco segundos. Já a nova assinatura do ChatGPT Pro, de US$ 200 mensais, garante gerações ilimitadas e até 500 vídeos prioritários com melhor resolução e duração de 20 segundos. (The Verge)

A China abriu uma investigação contra a Nvidia por suspeita de descumprimento de uma lei antimonopólio, em mais um capítulo sobre a guerra de IA entre o país e os Estados Unidos. O órgão regulador de mercado chinês apura o comportamento da fabricante de chips durante a aquisição da Mellanox. Pequim havia aprovado o acordo de US$ 7 bilhões há quatro anos, com a condição de que não houvesse discriminação quanto às empresas chinesas. Mas Washington proíbe que a empresa americana venda seus chips de IA mais avançados aos chineses, provocando a reação de Pequim. (Bloomberg Línea)

Fonte: Bloomberg e Canal Meio (10/12/2024)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".