quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias sobre a multa da Meta, a nova versão do óculos inteligente Ray-Ban Meta e os novos modelos de IA chineses

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda aplicou multa de € 251 milhões à Meta, baseada no Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, por uma violação de segurança do Facebook em setembro de 2018. A violação é referente ao lançamento da função de upload de vídeo que incluía o recurso “Visualizar como”, que permitia ao usuário ver sua página como se fosse outra pessoa. Um bug no design permitiu que agentes maliciosos tivessem acesso não autorizado a aproximadamente 29 milhões de contas no mundo. (TechCrunch)

Aliás, a Meta Platforms lançou uma nova atualização para os óculos inteligentes Ray-Ban Meta. A novidade havia sido anunciada em setembro e agora está disponível para membros do Programa de Acesso Antecipado. Com a atualização, os óculos passam a integrar um assistente de chatbot de IA com suporte a vídeo, permitindo que os dispositivos processem o que o usuário está vendo e respondam perguntas em tempo real. E os óculos agora conseguem traduzir conversas em inglês, espanhol, francês ou italiano. (Reuters)

Na corrida pelo domínio da inteligência artificial, os modelos chineses já são extremamente populares e estão acompanhando seus rivais dos EUA, em alguns casos superando-os em desempenho. Com as restrições a chips de ponta impostas pelo governo americano, a China adotou uma estratégia para aumentar o desempenho de seus modelos de IA, como a dependência de tecnologia de código aberto e o desenvolvimento de seus próprios softwares e processadores. A startup DeepSeek disse no mês passado que seu modelo R1 compete com o ChatGPT o1 da OpenAI. (CNBC) 

Fonte: Canal Meio (18/12/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".