quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Sistel: Plano InovaPrev deve ser fechado a novas adesões, mas permanece na Sistel, patrocinado pelo CPQD e Instituto Atlântico. Haverá cisão e transferência do plano para participantes da Padtec

 


Conselho Deliberativo da Sistel quer enfraquecer participação do CPQD e suas empresas coligadas na Sistel

Receio do aumento de participantes do CPQD e coligadas na Sistel foi o principal motivo ocultado do fechamento do InovaPrev. Medida vai no sentido contrário ao fomento da indústria de fundos de pensão pleiteado pela Previc e Abrapp.

Conselheiros designados da Oi e Vivo/ Telefonica (7) e os 3 eleitos pertencentes ao plano PBS-A sentiram-se ameaçados com o crescimento anual e gradativo de participantes do CPQD, que poderia ameaçar suas hegemonias na Sistel em futuro muito próximo. O plano InovaPrev é o único da Sistel ainda aberto a novas adesões, daí o receio de seu crescimento.

Mais um golpe vergonhoso daqueles que se sentem há anos os donos únicos e assim desejam permanecer eternamente na Sistel, sempre apoiados pelas duas federações que agem como pelegas e que se dizem representantes de todos participantes e assistidos da Fundação Sistel. São aqueles mesmos que entregaram de bandeja aos patrocinadores principais da Sistel a ação judicial praticamente ganha da Cisão do plano PBS ocorrida em 1998 e já vencida em 1ª e 2ª instancia na Justiça.

A Cisão do plano PBS em 14 outros planos, sendo um dos aposentados (PBS-A) e 13 de cada patrocinadora privatizada de telecom (PBS-Patrocinadoras) foi outra medida vergonhosa, sem nenhuma transparência, aprovada quando ainda não existia a Previc. 

A transferência de reservas e gerenciamento dessa cisão favoreceu claramente 2 planos, o dos aposentados (PBS-A) e da Telebras (PBS-Telebras que depois de um ano foi cindido em PBS-Telebras e TelebrasPrev). Essa desproporção na alocação de reservas do PBS foi tão mal feita que reflete-se até nos dias de hoje. Prova disso é que os únicos planos que vêm dando superávit desde a década passada, são justamente os dos aposentados (PBS-A) e da Telebras (PBS e Prev). Esse é um fato incontestável.

Seria muito interessante que o novo diretor presidente da Sistel tomasse conhecimento de todos esses fatos espúrios que ocorreram no passado e que culminam hoje com a distribuição exclusiva de superávits anuais a esses 3 planos, em detrimento dos 4 outros planos que ainda restaram na Sistel, três patrocinados pela Fundação CPQD e suas empresas coligadas (PBS-CPQD, CPqDPrev e InovaPrev) e um da própria Sistel (PBS-Sistel).

Os 3 planos do CPQD, mas principalmente o InovaPrev, por ainda estar aberto, viraram uma ameaça constante aos algozes que patrocinam, aconselham e participam do plano PBS-A.

Vide Comunicado da Sistel relativo ao Plano InovaPrev emitido na segunda feira (16/12/2024):

Informamos aos Participantes e Assistidos do Plano INOVAPREV que foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Sistel na reunião ordinária nº 228 de 13/12/2024 a documentação referente ao processo de:

1- Fechamento do plano para novas adesões com a manutenção da administração sob a gestão da Sistel correspondente aos participantes e assistidos vinculados às patrocinadoras Fundação CPQD e Instituto Atlântico.

2- Cisão e transferência de gerenciamento para o MULTIPREV, administrada pela MetLife Administradora de Fundos Multipatrocinados Ltda., correspondente aos participantes e assistidos vinculados à patrocinadora PADTEC.

Esse processo será protocolado para análise e aprovação da PREVIC no início de 2025, conforme os prazos estabelecidos na legislação.

IMPORTANTE: Os eventos acima mencionados só terão efeito a partir da publicação no Diário Oficial da União da Portaria de aprovação.

Manteremos você informado por e-mail e aqui pelo site da Sistel.

Diretoria Executiva da Sistel

Fonte: Aposentelecom e Sistel (16/12/2024)

Um comentário:

  1. Realmente um absurdo o que o CD da Sistel fez com o plano INOVAPREV. Lamentável...

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".