sábado, 5 de julho de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com duas notícias sobre o ataque hacker do Pix e sobre relaxamento dos EU a sansões de sw à China

Os sistemas da C&M Software, que haviam sido desligados após um ataque hacker afetar ao menos oito instituições financeiras, foram parcialmente restabelecidos, com aval do Banco Central. O restabelecimento ocorreu sob produção controlada e com reforço nos mecanismos de segurança, após o uso indevido de credenciais de clientes permitir desvios estimados em até R$ 3 bilhões via contas de liquidação, que são cofres digitais mantidos junto ao BC. A Polícia Federal já abriu inquérito para investigar o episódio, classificado como uma das operações mais sofisticadas contra o sistema financeiro nacional. Embora a estrutura do Banco Central não tenha sido invadida, o episódio expôs vulnerabilidades no elo entre fintechs e o Sistema de Pagamentos Brasileiro. (g1 e Metrópoles)

Meio em vídeo. No novo episódio de Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre o ataque hacker que ocorreu dentro de empresas que prestam serviços financeiros ao Pix, ligadas ao Banco Central, que sofreram um desvio de pelo menos R$ 400 milhões. No papo, falam sobre como o Pix funciona, como o desvio se deu, o prejuízo de cada banco, a empresa C&M Software e quais serviços prestam dentro do mercado financeiro, além da segurança e os riscos dentro de transferências Pix. Nesse link. (YouTube)

Os Estados Unidos suspenderam as restrições à exportação de softwares usados no design de chips para a China, uma trégua pontual em meio à escalada tecnológica entre as duas maiores economias do mundo. A medida, imposta em maio, colocava em risco o acesso chinês a ferramentas fundamentais no desenvolvimento de semicondutores e aumentava a tensão comercial entre os dois países. O recuo do governo americano reduz o risco de retaliações de Pequim e pode destravar a aprovação da fusão entre Synopsys e Ansys, ainda pendente na China. (Reuters)

Fonte: Meio (04/07/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".