Aplicativos de saúde, exercícios e acessibilidade digital auxiliam o bem-estar e independência funcional
Ferramentas digitais, como celulares e tablets, podem auxiliar pessoas idosas a se cuidarem. A especialista em gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Andressa Chodur, defende que a longevidade precisa se apoiar na participação social, qualidade de vida e autonomia. Com isso, a tecnologia é um pilar do monitoramento da saúde.
Os dispositivos tecnológicos também favorecem a participação social que contribui para a sensação de pertencimento, um fator super importante para percepção de qualidade de vida na longevidade”, pontuou.
Os aplicativos também são importantes para diminuir o isolamento social das pessoas idosas, segundo Chodur. Ao VIVA, ela citou como exemplo o período pandêmico, em que “através das videochamadas, das reuniões online, teleconferências, esse distanciamento social pode ser minimizado”, disse.
Essa facilidade de acesso pode se estender às teleconsultas e teletendimentos. Dessa forma é possível monitorar dados de saúde do paciente como qualidade de sono, batimentos, nível de atividade física. “Também promove uma maior independência funcional à pessoa”, explicou a médica.
A gerontologista solecionou aplicativos de celular que recomenda a seus pacientes. Segunda ela, nenhum app substitui de forma alguma o acompanhamento médico e profissional, mas auxilia no dia a dia. São eles:
Idoso Ativo: oferece exercícios físicos de baixo impacto;
Medsafe: oferece dados vitais importantes para o monitoramento de saúde do paciente idoso;
Headspace: aplicativo de meditação para estimulação ou reabilitação cognitiva;
Lumosity: jogos de treinamento cerebral de acordo com a necessidade do paciente;
CPqD Alcance: desenvolvido pelo CPQD para acessibilidade digital, torna o celular mais acessível à pessoa idosa, com melhora de contraste, tamanho das letras, e diminuição do número de informações disponíveis.
Os aplicativos mencionados estão disponíveis em IOS ou Android.
Fonte: Viva (28/01/2026)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".