Hoje com notícias sobre mais investigações no X/ Grok, controle de acesso das redes sociais e novo AirTag da Apple
A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação contra a rede social X por disseminar material sexualmente explícito pelo chatbot de inteligência artificial Grok. A apuração acontece sob a Lei de Serviços Digitais (DSA) do bloco para analisar se a companhia de Elon Musk avaliou e mitigou os riscos associados à implementação das funcionalidades da IA, como disseminação de conteúdo ilegal e imagens sexualmente explícitas manipuladas, incluindo conteúdo que pode configurar abuso sexual infantil. Além da UE, Reino Unido, Índia e Malásia estão entre os países que investigam as imagens sexualizadas geradas pelo Grok neste ano. (CNBC)
Documentos divulgados recentemente mostram como as principais redes sociais viram nos adolescentes uma grande oportunidade de crescimento das plataformas nos últimos anos. Os arquivos fazem parte de uma série de ações judiciais movidas por distritos escolares, procuradores-gerais estaduais e outras entidades contra Meta, Snap, TikTok e YouTube, alegando que o design de seus produtos prejudicou jovens usuários. De acordo com o material revisado pelo Verge, as companhias reconheciam o valor de conquistar os jovens, enquanto monitoravam os efeitos nocivos que certos recursos poderiam ter sobre esses usuários e consideravam maneiras de lidar com os riscos. (The Verge)
A Apple lançou nesta segunda-feira a nova versão do AirTag, que chega com maior alcance Bluetooth, um alto-falante mais potente e recursos de localização mais precisos, graças ao chip Ultra Wideband de segunda geração, o mesmo presente nos iPhones 17 e Air, Apple Watch Series 11 e Apple Watch Ultra 3. O novo dispositivo oferece feedback tátil, visual e sonoro para guiar os usuários até seus objetos perdidos, agora com capacidade de localização alcançando distâncias até 50% maiores em comparação com a geração anterior. O AirTag é vendido por R$ 369 cada. (TechCrunch)
Fonte: Meio (27/01/2026)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".