Hoje com notícias da Tesla e seu androide Optimus, dos problemas da Waymo com seu robotaxi e do alerta de invasão com LLMs de código aberto
A Tesla vai encerrar a produção dos veículos Model S e Model X, passando a utilizar sua fábrica em Fremont, na Califórnia, para construir os androides Optimus, informou o CEO Elon Musk, na teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa. Atualmente, os modelos mais populares da Tesla são o Model 3 e o Model Y, que representaram 97% dos 1,59 milhão de carros entregues pela montadora no ano passado. A companhia está desenvolvendo o Optimus com o objetivo de vendê-lo futuramente como um robô capaz de realizar desde trabalhos em fábricas até cuidar de crianças. A empresa afirmou em comunicado que planeja apresentar a terceira geração do Optimus neste trimestre como seu “primeiro projeto destinado à produção em massa”. (CNBC)
Um robotáxi da Waymo atropelou uma criança perto de uma escola em Santa Monica, EUA, segundo informou a própria empresa à Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA). A companhia afirma que seu táxi autônomo estava a aproximadamente 27 km/h, quando o carro detectou o jovem, que “entrou repentinamente na via por trás de um SUV alto, movendo-se diretamente para a trajetória do nosso veículo”, freando bruscamente para 9,6 km/h, quando atingiu a criança, que teve ferimentos leves. Segundo a Waymo, “um motorista humano totalmente atento, nessa mesma situação, teria feito contato com o pedestre a aproximadamente 22 km/h”. A NHTSA está investigando o caso. (TechCrunch)
Pesquisadores alertaram nesta quinta-feira que criminosos podem facilmente assumir o controle de computadores que executam grandes modelos de linguagem (LLMs) de código aberto fora das proteções e restrições das principais plataformas de IA, criando riscos e vulnerabilidades de segurança. Os hackers poderiam direcionar essas máquinas para realizar operações de spam, criação de conteúdo de phishing ou campanhas de desinformação, ao burlar protocolos de segurança da plataforma. Segundo os pesquisadores, Llama da Meta, Gemma do Google DeepMind e outros modelos foram utilizados no estudo. (Reuters)
Fonte: Meio (30/01/2026)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".