Hoje com notícias da Meta, Samsung e chips de IA para China
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, aprovou o acesso de menores a chatbots de IA que, segundo alertas de sua equipe de segurança, eram capazes de interações sexuais. É o que revelam documentos internos da companhia apresentados em um processo judicial no estado do Novo México. A procuradoria-geral do estado alega que a big tech “falhou em conter a onda de material sexual prejudicial e propostas sexuais direcionadas a crianças” no Facebook e Instagram. As mensagens mostram que a equipe de segurança tinha especial preocupação com o uso dos bots em cenários românticos entre menores de 18 anos, mas teve suas sugestões de restrições a menores recusadas. A empresa alega que as acusações são baseadas em informações seletivas. (Reuters)
A Samsung anunciou uma nova funcionalidade que promete proteger o conteúdo da tela do celular dos olhares de curiosos em público. Sem fornecer detalhes sobre a tecnologia, a empresa afirma que usuários de smartphones Galaxy vão poder controlar o que as pessoas ao redor podem ver em seus telefones. O recurso vai permitir a personalização de seu uso, tanto para aplicativos específicos quanto a configuração de senha para acessar o conteúdo da tela. A companhia diz que a ferramenta de privacidade possibilita que o usuário “verifique suas mensagens ou digite uma senha no transporte público sem se preocupar com quem pode estar observando”. (TechCrunch)
O governo chinês deu sinal verde para que três das maiores empresas de tecnologia do país possam comprar os chips de IA H200 da Nvidia. Fontes ouvidas pela Reuters afirmam que ByteDance, Alibaba e Tencent foram aprovadas para compras de mais de 400 mil unidades, enquanto outras empresas aguardam para obter autorização. Pequim deu aval para as compras sob condições que ainda estão sendo definidas. Autoridades do governo teriam dito a essas empresas que elas só deveriam adquirir chips quando necessário. Uma proposta já discutida exigiria que cada compra de H200 fosse acompanhada de uma determinada proporção de chips nacionais. (Reuters)
Fonte: Meio (29/01/2026)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".