terça-feira, 28 de março de 2023

Idosos: Do que um aposentado mais sente falta? Pesquisa de 1938 já tinha a resposta; confira!

 


A aposentadoria é um momento de descanso, mas também pode ser solitária.

Pesquisa divulgada pela Harvard Study, em 1938, questionou cerca de 724 pessoas ao redor do mundo sobre o que os faz felizes na vida. Voluntários da meia e da terceira idade responderam questões sobre a aposentadoria. Ao avaliar as respostas dessa faixa etária, percebeu-se que o maior desafio deles é conseguir estabelecer relações sociais após o fim do trabalho. Essa pesquisa trouxe uma luz ao debate sobre a solidão entre aposentados. Saiba mais:

Precisamos falar sobre a solidão na aposentadoria

É preciso entender como funciona a mente de aposentados que não se sentem melhor após pararem de trabalhar, ao contrário, se sentem cada vez mais solitários e até tristes. Saiba mais:

Eles não costumam sentir falta do trabalho

É comum ouvir a afirmação de que o trabalho dignifica o homem. Certamente, estar em constante atividade e sentir que está contribuindo para o crescimento de uma empresa, de um empreendimento ou ajudando pessoas pode ser incrível. No entanto, a verdade é que muitas pessoas também se sentem ao mesmo tempo sobrecarregadas, sem tempo para ter vida social ou descansar dignamente, mal remuneradas ou desvalorizadas no emprego.

Entretanto, é comum que mesmo após tantos anos insatisfeitas com o trabalho (ou pelo menos cobrando por melhorias de remuneração, ou de jornada de trabalho), elas se sintam igualmente insatisfeitas com a ociosidade da aposentadoria. Isso acontece porque o que lhes dava essa sensação de satisfação não era o trabalho em si, mas a sensação de utilidade, de intercâmbio de conhecimento com os colegas, do happy hour e das relações sociais envolvidas.

Nem sempre o hobby é o suficiente

Após a aposentadoria, você pode começar a aproveitar o seu tempo livre e a sua energia de sobra para investir em hobbies. Porém, dependendo de qual seja, você pode não estar em contato com muitas pessoas e, por isso, pode continuar se sentindo solitário(a). Pensando nisso, invista em atividades que lhe façam sentir próximo às pessoas. Você pode, inclusive, se juntar a outro amigo aposentado para realizar alguma tarefa em comum.

A cura para este problema

É importante aprender com os erros antes que eles não tenham mais uma solução – ou ela se torne cada vez mais difícil de ser alcançada. Por isso, cultive amizades, especialmente aquelas que estão fora do ambiente trabalhista. Às vezes, estamos tão preocupados em gerir a própria vida que esquecemos de ligar para amigos, sair com o círculo social e investir tempo de qualidade com pessoas queridas. Daí, a solidão se torna uma consequência das próprias ações. O importante é perceber isso e agir de forma a mudar essa tendência.

Fonte: Rotas de Viagem (22/03/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".