quarta-feira, 22 de março de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da tecnologia premiada brasileira Poseidon, Amazon e do governo russo

Uma equipe de brasileiros que desenvolveu uma tecnologia para detectar vazamento de óleo nos oceanos foi premiada pela Nasa. A solução foi uma das vencedoras do hackathon Nasa Space Apps Challenge, competição que incentiva a criação de soluções inovadoras com dados da Nasa para desafios na Terra e no espaço. O programador e empreendedor Felipe Ribeiro Tanso, o analista e desenvolvedor Ariel Betti, a UX designer Joana Ritter e os cientistas Ricardo Ramos e Eduardo Ritter, de São Paulo, desenvolveram o Poseidon, sistema que utiliza imagens de satélite, Inteligência Artificial e algoritmos para detectar a existência de manchas de óleo no oceano. A cerimônia de premiação aconteceu na sede da Nasa em Washington, EUA. (Nasa)

A Amazon anunciou ontem a demissão de mais 9 mil pessoas nas próximas semanas. Com isso, os desligamentos na gigante do varejo chegam a quase 30 mil. Em comunicado, o presidente da companhia, Andy Jassy, disse que a segunda fase do processo de planejamento da empresa foi concluída este mês. Já as contratações devem continuar, mas apenas para áreas estratégicas. O CEO afirmou que a revisão no quadro de funcionários é motivada pela instabilidade econômica. Nos últimos meses, outras big techs também anunciaram cortes expressivos. (Estadão e g1)

Funcionários do governo russo foram proibidos de usar iPhones, da Apple, pelo receio de que os aparelhos sejam vulneráveis à espionagem. Em seminário para autoridades, Sergei Kiriyenko, primeiro vice-presidente da administração presidencial, pediu que os funcionários da campanha de reeleição de Vladimir Putin para 2024 troquem seus telefones até abril. Kiriyenko pediu que as autoridades substituam os iPhones por Androids, aparelhos chineses ou russos. O Kremlin acredita que os smartphones da Apple são mais suscetíveis a hackers e espionagem de especialistas ocidentais. (CNN).

Fonte: Canal do Meio (21/03/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".