Declarações de Imposto de Renda deverão ser entregues de 15 de março a 31 de maio
Desde as 9h desta quinta-feira (9/3), a Receita Federal liberou o Programa do Imposto de Renda (PGD/2023).
Ainda que as declarações de IR só possam ser enviadas a partir do dia 15 de março, data em que o sistema seria disponibilizado anteriormente, o órgão antecipou ao menos o acesso à ferramenta para ajudar o contribuinte a ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração.
Assim, o cidadão pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos.
As funcionalidades de entrega e transmissão terão início no dia 15 de março, quando a Receita começa a receber as declarações de IR – elas poderão ser entregues até 31 de maio.
A Receita Federal disponibilizou em seu site (vide esse link) o programa gerador o imposto de renda 2023. Na página, o contribuinte clica no botão para baixar versão para Windows ou para o sistema operacional de seu computador (Linux, MacOS, Win32, etc).
Mas, para quem não quiser baixar o programa, a declaração do imposto de renda também pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC ou pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.
Vale destacar que há limites para a declaração pelo portal e-CAC e pelo aplicativo. Em alguns casos é obrigatório o preenchimento da declaração pelo Programa Gerador de Declaração. Confira as limitações aqui.
A declaração do Imposto de Renda 2023 deve informar os rendimentos tributáveis e não tributáveis que foram recebidos ao longo do ano-calendário de 2022.
Fonte: Jota (10/03/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".