segunda-feira, 1 de abril de 2024

Aposentelecom: A postagem desse blog mais visualizada no mês de MARÇO

 


sexta-feira, 29 de março de 2024

Eleição Conselheiros Sistel: A vitória incontestável dos candidatos e participantes dos planos Sistel vinculados a Fundação CPQD, Instituto Atlântico e Padtec

 


Todos méritos a campanha bem organizada pela APOS (Assoc. Aposentados do CPQD) e SINTPq (Sindicato Trabalhadores em P&D - SP), com apoio irrestrito desse Blog

Sem dúvida alguma os grandes vencedores dessa eleição para conselheiros da Sistel foram a APOS- CPqD e o SINTPq, que mesmo não apoiados por nenhuma das duas federações de aposentados em telecom, conquistaram as duas vagas disputadas nos conselhos da Sistel, uma no deliberativo e outra no fiscal.

No novo conselho deliberativo (CD) para o período 2024-2027 foram reeleitos os representantes de SP, MG, e CPqD (Italo, Flordeliz e Bernal) e a única mudança ficou por conta da eleição do representante do DF (Ezequias) no lugar antes ocupado pelo RJ (Nominando).

No novo conselho fiscal (CF) foi reeleito o representante do PR (Cleomar), enquanto que a outra vaga ficou com o representante do CPqD (Beto Previdelli) que ocupa a vaga antes existente do RJ (Burlamaqui).

Os conselheiros Italo, Flordeliz e Cleomar foram reeleitos sem terem concorrentes em suas respectivas regiões eleitorais, ao contrário dos conselheiros Bernal e Previdelli do CPqD e Ezequias, que tiveram que disputar votos com seus concorrentes.

Em termos de filiação às federações de aposentados em telecom e candidaturas independentes destas, a Fenapas teve uma redução de eleitos conquistando 2 cadeiras no CD e 1 no CF, a Fenastel manteve-se com 1 eleito no CD, enquanto a grande surpresa surgiu nas candidaturas independentes de federações organizadas pela APOS-CPqD e SINTPq, a nova força jovem e atuante, que elegeu todos seus candidatos, 1 no CD e outro no CF.

Em termos de filiação a associações regionais de aposentados, a grande vitoriosa foi a mais nova associação de aposentados do meio de telecom, a APOS-CPqD, que em conjunto com o SINTPq elegeram dois candidatos (Bernal e Previdelli), enquanto a Astel-SP, Astaptel-MG, APAS-DF e Astelpar-PR elegeram somente um candidato (Italo, Flordeliz, Ezequias e Cleomar). 

As 4 candidaturas que obtiveram mais votos na eleição e, portanto eleitos, foram do Cleomar no CF (1763 votos), da Flordeliz no CD (1023 votos), do Previdelli no CF (843 votos) e do Bernal no CD (745 votos), lembrando que os dois primeiros foram eleitos sem concorrência, enquanto que o Previdelli e Bernal tiveram a forte concorrência dos candidatos do RJ (Joatonio e PS Longo).

Por outro lado os 2 candidatos eleitos com menos votos foram Italo (656 votos) e Ezequias (635 votos), ambos eleitos para o CD.

A maior lição tirada do resultado das duas últimas eleições da Sistel (2021 e 2024)  foi a tentativa frustrada de alguns conselheiros eleitos em alterar reiteradamente a região eleitoral do CPqD de forma a facilitar suas próprias eleições. Assim ocorreu em 2021 ao tirarem o CPqD da região de SP e o alocar no Norte /DF e também em 2024 ao alocar o CPqD desta vez na região do RJ. Como resultado dessa frustrada e maliciosa tentativa os candidatos do CPqD obtiveram nas duas eleição mais votos que os concorrentes de SP e do Norte /DF. Lamenta-se somente que essa frustrada tentativa serviu apenas para afastar a mais antiga, mais transparente e mais atuante associação de aposentados do Brasil, a APAS-RJ, fato esse que certamente só trará prejuízo futuro a todos sistelados de todas regiões do Brasil.

Vide abaixo os resultados finais e oficial da eleição 2024:



3 comentários:

  1. Discordo um pouco de vc, se a Apas Rj é tão importante e atuante porque se calou diante de todas as mudanças para resolver os problemas dos asssistidos sobre superávit e pecúlio ? Embora vc não goste temos que reconhecer que as federações tb ajudam e muito, seu comentário é rancoroso eu sempre admirei o seu blog porque vc diz tudo o que é real, não havia dúvidas , mas agora vejo vc pendendo para o lado da Apas Rj só porque teve que disputar com a Após e se fosse o Nordeste, ou Mg ou Sp , vc teria a mesma postura?
    Parabenizo a Após que foi querreira e mereceu cada voto
    Precisamos comentar com menos isenção se perdemos O RJ , temos as outras associações e federações, na minh região o Rio nunca fez diferença e vc sabe disso nos anos passados como foi a atuação deles no conselho!
    Desejo sucesso a Após e que realmente seja o começo da renovação


    Respostas
    1. Apesar de vc. não ter se identificado, vou responde-lo, mesmo não sendo do meu feitio faze-lo a anônimos. Desconheço que a APAS-RJ tenha se calado qto ao andamento do pecúlio e superávit. Não tenho nada contra as federações, desde que joguem limpo em defesa dos participantes e não em função de eleger seus próprios presidentes. Qdo. diretor da APOS fui o maior incentivador para a adesão dessa associação junto a Fenapas, fizemos isso e depois de alguns anos verificamos que alguns dirigentes pensavam primeiro em si e só enxergavam um único plano na Sistel, o PBS-A, enquanto nosso interesse sempre foi em todos os planos da Sistel, conforme vc. pode observar nas publicações tanto desse blog, como da APOS. Lamento sim a saída da APAS-RJ nos conselhos da Sistel. Conheci lá vários diretores íntegros e preocupados com os assistidos e não somente com o interesse de se promoverem para conquistar o cargo bem remunerado de conselheiro da Sistel. Como ser isento se a cada eleição são feitos arranjos para deslocar os eleitores do CPqD para outras regiões de forma a permitir que os mesmos conselheiros sejam eternamente reeleitos? O fato é que a população do PBS-A tende a cada ano a se reduzir e a dos planos CPqD a aumentar. Com isso tanto faz colocar os eleitores desses planos em qualquer região, pois a postura, a isenção e o resultados das urnas serão sempre os mesmos. Consta na LC 109/2001 que o número de conselheiros designados por cada patrocinador em entidades multipatrocinadas como a Sistel deva ser proporcional ao patrimônio e número de participantes de cada plano. Assim em breve teremos nova formação de conselheiros tanto eleitos, como nomeados pelas patrocinadoras. É o começo da falada renovação!

    2. A vida é assim. , precisamos de renovações mesmo, mas eu só quis comentar porque na minha opinião, modesta a Apas Rj é boa sim , mas não é insibistituivel, renovação tem que haver sim, em todas regiões é salutar, sucesso para o Cpqd, e que promovam mudanças sempre para o bem de todos os assitidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".