sexta-feira, 5 de abril de 2024

Sistel: Publicação do desempenho dos planos em fevereiro traz preocupação quanto ao plano PAMA

 


Dos 5 planos analisados, o PAMA é o único que não possui reserva matemática (RM) suficiente para a previsão de seus gastos futuros

O plano mais saudável é o PBS-A com 31%  de superávit nos dois primeiros meses desse ano, em seguida vem o CPqDPrev e o PBS-CPqD com 12% e 7% de superávit, respectivamente. É sabido que esses superávits constituem apenas a reserva de contingencia do plano e, portanto, ainda não são destinados à distribuição aos participantes e empresas patrocinadoras. Somente o excedente da reserva de contingencia, também chamado de reserva especial é que é destinado a distribuição futura.

O plano InovaPrev por ser um plano de contribuição definida (CD) não apresenta nem superávit nem déficit, daí a cobertura de sua reserva matemática ser sempre fixada em 100%. A rentabilidade mensal desse plano é refletida apenas pela variação de suas cotas, base de seus benefícios pagos.

Quanto ao plano assistencial PAMA, desde o final de 2023 suas despesas veem ultrapassando suas receitas (formada apenas da rentabilidade de seu patrimônio acumulado), fato esse que, caso venha a persistir ao longo desse ano, o plano poderá entrar em déficit. Lembrando sempre que caso ocorra um déficit até dezembro de 2024 as patrocinadoras, e somente elas, devem ser chamadas a cobri-lo.

Segue abaixo a tabela completa de rentabilidade e desempenho (última coluna) até fevereiro dos 5 planos Sistel analisados:                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".