sexta-feira, 12 de abril de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Meta, da consultoria Newzoo e da Adobe

A Meta anunciou ontem sua nova geração de chips de IA personalizados para treinamento de modelos de linguagem. A companhia afirma que a versão atualizada chamada Meta Training and Inference Accelerator (MTIA) apresenta “desempenho significativamente melhor” que a antecessora, sendo projetada para aprimorar a eficiência de seus sistemas de IA. Os novos chips são voltados para data centers e projetados para avanços futuros em unidades de processamento gráfico (GPUs). Por enquanto, a plataforma é usada para treino de algoritmos de classificação e recomendação, mas a big tech pode aumentar sua capacidade para utilizá-la em soluções de IA generativa, como em seu modelo Llama. (Tecmundo)

Apesar de grandes lançamentos que se tornam sucesso de público e crítica, a indústria de games ainda passa por ondas de demissões, com estúdios sendo fechados e projetos cancelados. Segundo um estudo da consultoria Newzoo, alguns dados ajudam a explicar esse fenômeno. Um deles é que a pandemia de Covid-19 aumentou o tempo que as pessoas gastam com videogames, mas essa realidade está mudando, com queda de 26% no tempo destinado a isso. Além disso, os títulos antigos ainda atraem mais os consumidores. Em 2023, os jogadores passaram mais de 60% do tempo jogando games lançados há mais de seis anos. Fortnite, Roblox, League of Legends, Minecraft e GTA V ficaram com 27% do tempo de jogo dos gamers em 2023. (Folha)

A Adobe começou a adquirir vídeos para construir seu gerador de texto para vídeo com uso de Inteligência Artificial generativa. A empresa de software está oferecendo para a sua rede de fotógrafos e artistas um valor de US$ 120 para enviar vídeos de pessoas envolvidas em ações cotidianas, como caminhar ou expressar emoções, incluindo alegria e raiva, de acordo com documentos vistos pela Bloomberg News. O pagamento por material enviado resulta, em média, em cerca de US$ 2,62 por minuto de vídeo enviado. 

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (11/04/2024)

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