sábado, 13 de abril de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da invasão em iPhones Apple, do Instagram, da Paris Blockchain Week, Amazon, Walmart e as 7 bigtechs Magníficas

A Apple enviou notificações a seus usuários de iPhone em mais de 92 países que podem ter sido alvo de ameaças de spyware mercenário na quarta-feira. “Este ataque provavelmente tem como alvo você especificamente por causa de quem você é ou do que faz”, diz o alerta. A empresa já enviou avisos do tipo outras vezes, como a jornalistas e políticos na Índia em outubro de 2023. A Anistia Internacional afirmou depois ter encontrado o spyware invasivo Pegasus em iPhones de jornalistas indianos. A notificação chega no momento em que vários países se preparam para o período eleitoral e muitas empresas de tecnologia alertam sobre o aumento dos esforços para influenciar resultados. (TechCrunch)

O Instagram vai lançar um novo recurso de segurança para desfocar imagens de nudez para menores de idade. A função detectará automaticamente as imagens recebidas e vai desfocá-las. A rede social também enviará mensagens ao remetente e ao destinatário para conscientizar sobre chantagens com fotos íntimas. A novidade será habilitada por padrão para menores de idade e deve aparecer como opção para adultos. A Meta, dona do Instagram, também avisará os jovens caso entrem em contato com um possível chantagista. As novas medidas serão testadas a partir de maio em países da América Latina e Central e lançadas em todo o mundo em seguida. (The Verge)

Durante o terceiro dia da Paris Blockchain Week, Aydin Kilic, da Hive Digital Technologies, revelou que as GPUs estão rendendo 20 vezes mais quando alocadas para “mineração” de inteligência artificial – onde processadores são “alugados” em um serviço de cloud computing para rodar processamentos de IA, como treinamento de modelos de machine learning e análise de grandes conjuntos de dados – do que para a mineração de Bitcoin. A Hive é uma empresa líder em mineração de criptomoedas, com parques de mineração distribuídos em locais estratégicos, incluindo Suíça, Islândia e Canadá. (Meio)

Por que Amazon e Walmart deveriam rever os planos de entregas por drones. Um estudo da McKinsey de 2023 estima que a entrega de um único pacote por drone custa cerca de US$ 13,50, o que é mais caro do que um veículo elétrico ou a gasolina necessária para apenas uma entrega. Para que os drones rendam dinheiro para uma empresa, um único operador terá de gerenciar até 20 drones ao mesmo tempo. Mas as regulamentações federais e a tecnologia podem estar muito longe de tornar isso realidade. Os recursos tecnológicos de Amazon e Walmart seriam melhor aproveitados se investidos em outras soluções para acelerar a entrega online. 

O grupo de ações (7 Magníficas) que inclui Apple, Tesla, Alphabet, Microsoft, Nvidia, Amazon e Meta já responde por quase 30% do índice S&P 500 – um peso recorde. O movimento vem após um amplo rali nas ações de tech e ocorre apesar de performances fracas de algumas dessas empresas no ano.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (12/04/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".