sexta-feira, 5 de abril de 2024

Comportamento: O direito de desconexão no trabalho e do aposentado

 


Não aguenta mais receber fora do horário de trabalho mensagens ou ligações que não são urgentes? 

Você não é o único, e um projeto de lei na Califórnia quer barrar a prática. 

Entenda: 

O texto trata do chamado “direito de desconexão”, termo que apareceu junto com a adoção do home office em diversas empresas durante a pandemia. 

Passada a crise sanitária, algumas pessoas ainda reclamam da necessidade de ficar sempre atenta ao telefone para responder de imediato alguma mensagem do chefe. 

O projeto do democrata Matt Haney estabelece que empregadores e funcionários teriam que estabelecer um acordo por escrito definindo as horas de trabalho.

Se a chefia descumprisse esse acerto com mensagens ou tarefas fora do intervalo acordado por três vezes, poderia ser denunciada ao comissário de trabalho do estado e poderia receber multas a partir de US$ 100.

A inspiração veio a partir de uma lei australiana sobre o tema, que será implementada ainda este ano. Ela permitirá que os trabalhadores rejeitem comunicações profissionais "injustificadas" fora do horário regular de trabalho.

Há quem seja contra: um representante das empresas de São Francisco ouvido pelo New York Times afirmou que a atual rotina de trabalho garante um melhor equilíbrio entre emprego e vida pessoal do que antes da pandemia.

Ele defendeu que uma lei que estabeleça um horário determinado de jornada não seria boa para ambos os lados.

Fonte: Folha de SP (04/04/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".