sábado, 27 de abril de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias do TikTok, Amazon, Apple e Oracle

A ByteDance prefere encerrar o aplicativo do TikTok nos Estados Unidos a vendê-lo, caso a companhia chinesa não consiga reverter legalmente a lei sancionada pelo presidente Joe Biden. Fontes afirmam que os algoritmos da plataforma são considerados essenciais para as operações gerais da empresa, o que tornaria improvável a venda do TikTok com acesso ao código-fonte. A rede social seria responsável por uma pequena parcela das receitas totais e dos usuários ativos da ByteDance, e o encerramento no território americano teria um impacto limitado nos negócios da gigante chinesa. (Reuters)

Autoridades da Itália multaram a Amazon em mais de 10 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões) por supostas práticas comerciais desleais. Segundo a denúncia, a gigante do comércio eletrônico “restringiu significativamente a liberdade de escolha dos consumidores” ao pré-definir automaticamente uma opção de “compra periódica”, em detrimento da “compra única”. A Amazon contestou a multa e prometeu recorrer da decisão. (Olhar Digital)

A República Democrática do Congo acusou a Apple de usar minerais extraídos de forma ilegal para a produção de seus dispositivos. O país africano acredita que a empresa usa estanho, tungstênio e tântalo da região leste do seu território, que vem sofrendo há anos com a extração ilegal de recursos. Conforme a denúncia, embora a Apple tenha afirmado que verifica as origens dos minerais que utiliza para fabricar seus produtos, não há provas concretas de que os recursos sejam extraídos de forma legal. (Mac Magazine e Reuters)

Larry Ellison planeja tornar Nashville a sede mundial da Oracle, apenas alguns anos após a gigante de tecnologia se mudar do Vale do Silício para Austin, no Texas - nova sede da Tesla de Elon Musk, que deixou a Califórnia. Ellison disse que a Oracle está construindo um campus na cidade do Tennessee, para deixar a companhia mais próxima de um grande hub de empresas de saúde e refletir as ambições da gigante de software nesse setor. 

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (26/04/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".