sábado, 6 de abril de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias sobre processo contra as redes sociais, as novas regras do X e Amazon

Centenas de mães e pais nos Estados estão processando redes sociais por supostos “danos físicos, mentais ou emocionais” sofridos por crianças e adolescentes que utilizam plataformas como Facebook, Instagram e Snapchat. As famílias alegam que “a crise de saúde mental sem precedentes entre as crianças” é alimentada pelos produtos “defeituosos”, “viciantes” e “perigosos” dessas empresas. Uma das vítimas é Morgan Pieper, uma americana que se suicidou aos 15 anos. Segundo a mãe, ela era “viciada” em redes sociais. As famílias das vítimas pedem a suspensão de práticas apontadas como prejudiciais e cobram indenizações. (BBC Brasil)

A rede social X está alertando seus usuários sobre uma varredura para retirar contas de robôs, os bots, e que promovem práticas de spam, o que viola as regras da plataforma. A ação pode resultar na perda de alguns seguidores. Em novembro de 2022, Elon Musk disse que pretendia tornar o combate ao spam uma de suas prioridades. Mas a tarefa se tornou mais difícil do que ele imaginava, principalmente com os avanços da inteligência artificial. (TechCrunch) 

Amazon mostra que tecnologia nem sempre é o que parece. Existe uma zona cinzenta na inteligência artificial (IA) repleta de milhões de seres humanos que trabalham em segredo. Esses trabalhadores cruciais ganharam destaque nesta semana quando o site The Information disse que a tecnologia Just Walk Out, da Amazon, que permitia que os clientes pegassem itens de supermercado em uma prateleira e saíssem da loja, dependia parcialmente de mais de 1.000 pessoas na Índia que assistiam e rotulavam vídeos para garantir que os checkouts automatizados fossem precisos. A Amazon diz que o Just Walk Out usa “visão computacional, fusão de sensores e deep learning”, mas não cita os funcionários.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (05/04/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".