Hoje com notícias sobre BL Fixa, 5G e mais destaques
Banda Larga Fixa
- O mercado de banda larga fixa está mudando rapidamente e sobreviverão os provedores mais eficientes, com melhor qualidade de serviço e que conseguirem continuar crescendo.
- Em 2024, a consolidação dos provedores, onde as empresas alvo têm sido aquelas com mais de 30 mil acessos BL fixa, está ocorrendo mais fortemente entre os provedores de 50 mil a 300 mil acessos.
- Neste contexto, a Teleco resolveu agregar a seu serviço de auditoria técnica um “Selo Teleco de Qualidade de Rede”.
- Mais detalhes em: https://consult.teleco.com.br/default.asp#selo
5G
- A Brisanet iniciou a operação comercial de sua rede 4G/5G em Natal, Rio Grande do Norte.
- A faixa de 3,5 GHz está liberada para ser utilizada para 5G em todos os municípios brasileiros. A EAF concluiu a limpeza da faixa com 14 meses de antecedência do prazo previsto
- A Infovia 04 do programa Norte Conectado que liga o Amazonas a Boa Vista (RR) deve estar concluída até fev/25. A EAF recebeu a autorização do DNIT para iniciar a construção da parte terrestre da infovia.
- A taxa de crescimento do tráfego global de redes móveis está caindo, mas a quantidade global de dados que flui através das redes ainda deverá crescer quase três vezes até ao final de 2030, de acordo com a última edição do Ericsson Mobility Report.
- A medida que a taxa de crescimento do tráfego diminui, o foco principal para os fornecedores de serviços de comunicações no futuro será a "entrega de valor" e não os volumes de dados, diz Ericsson, em outras palavras, qualidade em vez de quantidade.
Oi
- A Oi assinou o Termo Único de Autorização de serviço decorrente da aprovação do acordo para a adaptação da concessão do serviço de telefonia fixa (STFC) firmado junto à Anatel, ao MCom, a União e a V.tal.
- Com a assinatura do termo encerra-se a concessão de STFC prestada pela Oi, que passa a prestar este serviço em regime de autorização.
- Como contrapartida, a Oi assume compromissos de investir R$ 5,8 bilhões e de manter até 2028 o serviço de voz em localidades onde é a única prestadora.
- A ação ON da Oi apresentou ganho de 9,6% na semana e a PN de 1,2%. O Ibovespa caiu 2,7%.
- A ação ON da Oi apresentou perda de 75,0% no acumulado do ano e a PN de 35,4%.
IoT Analytics
- As conexões Globais de IoT via rede celular devem superar 4 bilhões no final de 2024, com um crescimento anual de cerca de 22%.
- A IoT Analytics espera que as conexões cresçam 15% entre 2024 e 2030 CAGR), impulsionadas por LTE Cat 1 bis e 5G.
- As Operadoras móveis que vêm ganhando participação nesse mercado são China Telecom, Airtel, KDDI, LG U+, Orange e Verizon.
Mais destaques
- O TCU aprovou, por unanimidade, o acordo de solução consensual da Telefônica Brasil para a adaptação do contrato de concessão de telefonia fixa para o regime de autorização.
- O Cade determinou que a Apple libere compras fora da App Store, abrindo o seu ecossistema para terceiros, de modo semelhante ao determinado pela União Europeia.
Próximas semanas
- 04/12: Mercado Brasileiro Telecom (3T24)
Fonte: Blog Teleco e Eduardo Tude (01/12/2024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".