Embora ainda haja preconceito e desconhecimento sobre a libido na velhice, estudos mostram a importância da prática sexual em todas as idades
Vamos começar a semana falando de assunto importante sobre o qual a maioria das pessoas tem certo constrangimento: sexo e libido. Isso não pode mais ser um tabu, porque o prazer é fundamental na qualidade de vida adulta. Uma vida sexualmente ativa traz benefícios para a saúde e o bem-estar.
Outra questão é o pensamento errôneo de que idoso se torna assexuado. O sexo só acaba quando o indivíduo decide que não quer mais fazê-lo ou praticá-lo. Envelhecemos, e se a frequência for menor na terceira idade, não significa que a relação não seja prazerosa, e a experiência pode tornar o ato até melhor.
Segundo levantamentos, sentir prazer sexual traz diversos benefícios para a saúde física e mental. É cientificamente comprovado que ter uma sexualidade saudável alivia o estresse, eleva a autoestima, melhora o sono, traz equilíbrio hormonal, melhora a pele e ainda fortalece o sistema imunológico.
Durante o sexo, liberamos inúmeros hormônios, entre eles a oxitocina, considerado o “hormônio do amor”. Quando se refere ao amor, é porque a oxitocina causa uma sensação de bem-estar tão grande, quase como se você estivesse apaixonado, inclusive por você mesmo.
Fonte: Estado de Minas (24/10/2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".