terça-feira, 18 de outubro de 2022

INSS: Como descobrir se estou no pente-fino do INSS?



O INSS anunciou que fará uma nova rodada de revisões nos cadastros dos segurados para cortar pagamentos irregulares

O pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um procedimento realizado com o intuito de impedir fraudes nos pagamentos dos benefícios aos segurados. A medida é realizada internamente e caso seja comprovado situações irregulares, os pagamentos são interrompidos. 

A revisão é feita pelo instituto assegura que os valores são pagos a quem realmente precisa e segue as normas dos seguros previdenciários. Recentemente, o INSS divulgou que fará um novo pente-fino com duração de 6 meses. A data de início ainda não foi publicada. 

Diante dessa realidade, muitos brasileiros se preocupam e desejam saber se podem perder os benefícios, já que muitos deles dependem desse recurso para sobreviver. 

Pente-fino do INSS

Todos os segurados que passarão pelo pente-fino do INSS serão notificados por meio dos canais oficiais da autarquia. O objetivo principal dessa nova revisão é aumentar a capacidade de atendimento da Perícia Médica e diminuir o número de solicitações que dependem do serviço.

Um ponto importante é que dessa vez, a ordem da revisão usará como base a idade dos beneficiários, sendo que os mais novos, serão analisados primeiro. 

Nesse sentido, os segurados que recebem alguns tipos de benefício devem ficar atentos. São eles:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Dessa forma, pessoas que recebem o Auxílio-doença e estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica precisam se atentar com o novo procedimento de revisão para não perder o auxílio. 

Já em relação ao BPC, os segurados que estão há mais de dois anos sem passar pela avaliação médica devem procurar regularizar a situação. 

Notificação do INSS

Como citado acima, todos os segurados que passarem pelo pente-fino serão notificados pelo INSS. Para isso, existem alguns canais que podem ser usados. Veja. 

  • Aplicativo Meu INSS;
  • SMS pelo celular;
  • Carta simples no endereço da residência;
  • Correspondência no endereço residencial;
  • Caixa eletrônico do banco em que o segurado recebe o benefício. 

É importante ressaltar que o INSS não entra em contato via ligação ou por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Caso receba alguma mensagem dessa forma, não acredite. Golpistas têm usado esses meios para fazer novas vítimas. 

Por fim, para quaisquer informações, o cidadão também pode ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 135, de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Fonte: Seu Credito Digital (15/10/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".