O INSS anunciou que fará uma nova rodada de revisões nos cadastros dos segurados para cortar pagamentos irregulares
O pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um procedimento realizado com o intuito de impedir fraudes nos pagamentos dos benefícios aos segurados. A medida é realizada internamente e caso seja comprovado situações irregulares, os pagamentos são interrompidos.
A revisão é feita pelo instituto assegura que os valores são pagos a quem realmente precisa e segue as normas dos seguros previdenciários. Recentemente, o INSS divulgou que fará um novo pente-fino com duração de 6 meses. A data de início ainda não foi publicada.
Diante dessa realidade, muitos brasileiros se preocupam e desejam saber se podem perder os benefícios, já que muitos deles dependem desse recurso para sobreviver.
Pente-fino do INSS
Todos os segurados que passarão pelo pente-fino do INSS serão notificados por meio dos canais oficiais da autarquia. O objetivo principal dessa nova revisão é aumentar a capacidade de atendimento da Perícia Médica e diminuir o número de solicitações que dependem do serviço.
Um ponto importante é que dessa vez, a ordem da revisão usará como base a idade dos beneficiários, sendo que os mais novos, serão analisados primeiro.
Nesse sentido, os segurados que recebem alguns tipos de benefício devem ficar atentos. São eles:
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Dessa forma, pessoas que recebem o Auxílio-doença e estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica precisam se atentar com o novo procedimento de revisão para não perder o auxílio.
Já em relação ao BPC, os segurados que estão há mais de dois anos sem passar pela avaliação médica devem procurar regularizar a situação.
Notificação do INSS
Como citado acima, todos os segurados que passarem pelo pente-fino serão notificados pelo INSS. Para isso, existem alguns canais que podem ser usados. Veja.
- Aplicativo Meu INSS;
- SMS pelo celular;
- Carta simples no endereço da residência;
- Correspondência no endereço residencial;
- Caixa eletrônico do banco em que o segurado recebe o benefício.
É importante ressaltar que o INSS não entra em contato via ligação ou por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Caso receba alguma mensagem dessa forma, não acredite. Golpistas têm usado esses meios para fazer novas vítimas.
Por fim, para quaisquer informações, o cidadão também pode ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 135, de segunda à sábado, das 7h às 22h.
Fonte: Seu Credito Digital (15/10/2022)
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