sábado, 29 de outubro de 2022

Inovação: Novo chip transfere todo o tráfego da internet em tempo recorde

 


A internet está ficando mais rápida e as tecnologias estão se desenvolvendo. Nesse momento, um chip óptico produzido por engenheiros quebrou recordes de velocidade e transmite dados a uma taxa de 1,84 petabits por segundo (Pbit/s).

Com a nova ferramenta, a velocidade de transmissão de dados representa quase o dobro do tráfego global da internet por segundo. Para efeitos de comparação, a taxa do chip supera, em mais de 20 vezes, a velocidade do ESnet6, a próxima atualização da rede científica utilizada pela NASA.

O recorde de velocidade se torna ainda mais impressionante pelo fato de ser utilizado apenas uma única fonte de luz e um único chip óptico. Um laser infravermelho é irradiado para o chip, que divide a luz em várias frequências diferentes. Assim, os dados podem ser codificados na luz modulando a amplitude, fase e polarização de cada uma dessas frequências.

Alguns experimentos foram divulgados na internet por pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia. Eles utilizaram os dados a 1,84 petabits por segundo e os codificaram em 223 canais de comprimento de onda, por um fibra óptica de 7,9 km de comprimento – a pesquisa foi publicada na revista Nature Photonics.

A velocidade transmissão de dados supera o recorde anterior de 1,02 petabits por segundos, registrado em maio deste ano. Segundo os pesquisadores, um modelo computacional dimensionou o potencial de transmissão de dados do sistema, que pode atingir velocidades de até 100 Pbit/s.

Fonte: Olhar Digital (26/10/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".