quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Segurança do Usuário: Atenção! Veja quem são as principais vítimas de golpistas segundo Serasa. Uma surpresa!

 


Os brasileiros foram alvo de 335.040 tentativas de fraude apenas em julho

O perfil preferido dos golpistas foi detectado pelo Serasa Experian. Segundo levantamento divulgado pela consultoria, o público de 36 a 50 anos aparece como o principal prejudicado na pesquisa, feita no mês de julho. Com 35,9% das notificações, os golpistas preferem abordar essa faixa etária. Na sequência, aparece o público de 26 a 35 anos, com 27,5% dos golpes bem-sucedidos.

Os mais novos, de até 25 anos, aparecem com 11,6% dos casos de golpes, na frente dos clientes acima dos 60 anos, que caem em 11% dos casos de fraudes. O estudo levou em conta os números de utilização indevida de documentos, abertura de contas e emissão de novos cartões.

Os brasileiros foram alvo de 335.040 tentativas de fraude apenas em julho. O número representa uma tentativa a cada 8 segundos. O principal alvo dos criminosos foi o segmento de Bancos e Cartões, com 199.276 ações dos golpistas. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 56.677 tentativas, seguido pelo segmento de serviços, com 40.151. Varejo aparece em quarto lugar, com 28.875 pessoas que foram alvo e Telefonia em último lugar, com 10.060.

As pessoas precisam ficar atentas em relação ao compartilhamento de dados, alerta o Diretor de Soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Os números do indicador mostram que os golpistas estão sempre desenvolvendo maneiras de fraudar, mas existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para barrar a ação dos criminosos e, que se combinadas aos cuidados básicos, tornam as transações mais seguras.”

O recorte por regiões mostra que o Sudeste foi a região que mais apresentou tentativas de fraude, com 52,2%. Em segundo lugar está o Nordeste, com 17,4% das tentativas. Em seguida está o Sul, com 15,5%. O Centro-Oeste aparece na quarta posição, com 8,9% dos casos e, por último está o Norte, com apenas 6% das tentativas.

Fonte: Valor Investe (10/10/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".