quarta-feira, 26 de outubro de 2022

TIC: Open RAN vai à caça de profissionais que saibam de TI e Telecom



O Open RAN não evoluiu na velocidade esperada, mas cresce no mundo e no Brasil, afirma o CTO da NEC para a América Latina, Roberto Murakami. E um dos pontos graves para essa evolução mais lenta é a falta de profissionais que saibam lidar com telecom e TI de forma conjunta.

"Temos profissionais de rede e temos profissionais de TI. Mas não temos, no Brasil e no mundo, profissionais que saibam unir esses conhecimentos. Estamos capacitando. O Open RAN é isso: ele abre um novo ecossistema", observa o executivo, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

No Brasil, A NEC está à frente de um projeto com a Vivo em uma cidade do interior de São Paulo e a operação comercial está prevista para 2023. "Estamos fazendo Open RAN para 4G e pensando na expansão para o 5G. O 4G Open RAN torna a rede mais flexível e facilita o upgrade para o 5G", relata Murakami.

O CTO da NEC sustenta que o Open RAN é necessário porque cria um ecossistema onde todos têm um papel a cumprir. "Não há como uma solução monolítica fazer tudo, especialmente com telecom e TI se unindo cada vez mais". Assistam a entrevista com o CTO da NEC para a América Latina, Roberto Murakami.


Fonte:  Convergência Digital (22/10/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".