sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Segurança do Usuário: Veja quais são os cinco tipos de golpes digitais que mais afetam a vida financeira dos brasileiros

 


Semana da Segurança Digital, promovida pela Febraban, traz dicas para não cair em práticas fraudulentas

Golpes digitais que lesam a vida financeira não são algo novo, mas todos os dias fazem vítimas diferentes. Por isso, um reforço nas dicas de prevenção está sendo realizado nas redes sociais, durante a 5ª edição da Semana da Segurança Digital, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e mais 26 bancos associados.

O conteúdo informativo está sendo divulgado pelas hastags #SemanaDaSegurançaDigital, #PareEPense e #PodeSerGolpe. O objetivo é alertar para cinco tipos golpes digitais. Saiba mais sobre as práticas fraudulentas e como se proteger.

Golpe da Falsa Central de Atendimento

Um falso funcionário do banco entra em contato e informa que a conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. Às vezes, é feito o pedido para que a vítima ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.

Há também abordagens em que o fraudador orienta o cliente a “estornar” uma transferência ou pagamento, fazer uma transferência para uma conta “segura” a fim de proteger seus recursos ou realizar um teste para checar se a conta está ativa.

Como evitar

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Golpe no WhatsApp

Os golpistas descobrem o número do celular e o nome da vítima de quem pretendem clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações em mãos, os criminosos tentam cadastrar o WhatsApp da vítima nos aparelhos deles. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo.

Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp e solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular, têm acesso a todo o histórico de conversas e contatos. A partir daí, enviam mensagens para os contatos, passando-se pela pessoa, pedindo dinheiro emprestado.

Como evitar

Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem. Geralmente os golpistas apelam para alguma urgência falsa e pedem depósitos e transferências via Pix para contas de terceiros ou então para pagar alguma conta.

A recomendação também é proteger o WhatsApp de invasões e clonagens, configurando o aparelho para “Confirmação em Duas Etapas” e deixando a foto de perfil pública apenas para os seus contatos. Também não compartilhe o código de segurança.

Golpe do link falso/phishing

Um golpe em que normalmente ofertas muito atrativas chegam por e-mail ou redes sociais como iscas para que os usuários informem seus dados como número de CPF, conta, cartões e senhas. Essas mensagens também podem instalar vírus e aplicativos que roubam seus dados por meio de links maliciosos, permitindo os golpistas acessarem todas as suas contas.

Como evitar

Desconfie do desconto que é tentador demais. Fique atento ao e-mail do remetente, empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail. Em caso de links, confira se o endereço da página corresponde ao correto. Em caso de dúvida, não clique.

Golpe com Boletos

Os golpistas alteram informações dos boletos, como beneficiário, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Como evitar

Checar se o nome que aparece como emissor do boleto confere com a empresa que você deseja realizar o pagamento.

Desconfie de e-mails recebidos com descontos no boleto. A orientação também é não imprimir os boletos. A recomendação é solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF.

Roubos de dados armazenados no celular

Um falso funcionário do banco liga dizendo que a conta foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras artimanhas. Um link para a instalação de um aplicativo que irá "solucionar" o problema é enviado. Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular, como senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites.

Como evitar

Não salve senhas em bloco de notas, elimine o histórico de mensagens no celular que contém senhas, não armazene fotos do cartão no celular. Não compartilhe sua senha com terceiros. Crie senhas fortes e não repita em outros apps. Também use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os apps e ative o bloqueio de tela.

Em caso de perda ou roubo do celular, entre em contato com o banco e faça o bloqueio da conta/canais/dispositivo. Registre um boletim de ocorrência e comunique sua operadora para o bloqueio da linha.

Fonte: Valor Investe (25/10/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".