Documento contempla os pilares ESG e traz o primeiro inventário de Gases de Efeito Estufa realizado pela organização
O CPQD está lançando seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que contempla os pilares de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês). O documento, referente ao ano de 2021, utiliza como referência os indicadores internacionais da Global Reporting Initiative (GRI), os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“A atuação do CPQD sempre se pautou pela preocupação com os impactos sociais, ambientais e com questões relacionadas à governança corporativa”, observa o gerente de Desenvolvimento Estratégico Rodrigo Hodgson. “Este relatório mostra o comprometimento da organização com as práticas de sustentabilidade em todos os seus processos de negócio. Além de trazer um diagnóstico importante de onde estamos em nossa jornada ESG, o documento permite identificar pontos de melhoria, visando aumentar nosso impacto positivo no planeta”, acrescenta.
Os dados do Relatório de Sustentabilidade do CPQD abrangem o período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro de 2021 (com alguns dados comparativos de 2020) e incluem o primeiro estudo de inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) realizado pela organização. O levantamento apresenta os destaques em 2021 e, em seguida, detalha as iniciativas e ações conduzidas no CPQD dentro dos pilares ESG.
No pilar Governança, por exemplo, destaca o modelo de gestão inovador da organização, que estimula a colaboração, a agilidade e a otimização de recursos, bem como as práticas de compliance, ética, transparência, gestão de riscos e respeito à privacidade de dados pessoais de colaboradores, clientes e parceiros.
O pilar Social está dividido em ações em prol da qualidade de vida, segurança e saúde dos colaboradores da organização e seus familiares e em iniciativas destinadas a beneficiar a comunidade de Campinas e região. Nesse quesito, aparecem como destaques no relatório o incentivo à pós-graduação dos colaboradores, o fomento ao empreendedorismo e ações na área de saúde (atendimentos médicos e sessões de ginástica laboral, entre outras). Já a comunidade da região foi beneficiada com doações de quase duas toneladas (precisamente, 1.820 quilos) de alimentos e produtos de higiene e de 50 tablets destinados à educação remota de estudantes carentes durante a pandemia.
No pilar Ambiental, o Relatório de Sustentabilidade aponta, entre os destaques em 2021, o envio de 48,4% dos resíduos gerados para logística reversa ou reciclagem, o tratamento de 33.447 m³ de efluentes e, ainda, a redução no consumo de água de 1.300 m³ por mês, graças à implantação de um sistema de reaproveitamento da água utilizada em um dos seus laboratórios. O primeiro inventário de Gases de Efeito Estufa realizado pelo CPQD revelou que, em 2021, foram emitidos 636,611 CO2e (t), sendo que as emissões indiretas correspondem a 77,4% do total e as emissões diretas, a 22,6%.
“O inventário permitiu conhecer a quantidade de emissões geradas pela operação do CPQD em 2021, o que facilita o planejamento e implantação de programas e práticas visando a redução das emissões de GEE”, afirma Hodgson. “Nosso objetivo é adaptar nossa operação e o impacto de nossas soluções para uma economia de baixo carbono e, também, para a preservação do meio ambiente”, avalia. A íntegra do Relatório de Sustentabilidade do CPQD está disponível pelo link https://go.cpqd.com.br/relatorio-esg
Fonte: Hora Campinas (14/10/2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".