O pesquisador brasileiro Paulo Rufino, que atualmente reside em Paris (França) e cursa mestrado na Aarhus University/ CGC da Dinamarca, é autor da obra 6G: A estrada para a futura rede sem fio em 2030, em parceria com o professor Ramjee Prasad, esteve no Futurecom 2022, realizado na semana passada, em São Paulo, para falar sobre o futuro das redes móveis. Em entrevista exclusiva à CDTV, do portal Convergência Digital, o especialista assegura que o ser humano será o centro do 6G.
"Vamos sair da internet das coisas para a internet dos seres. Haverá uma preocupação enorme com o consumo de energia e com a sustentabilidade do planeta. E parece que estamos longe, mas não estamos. Tudo isso virá a partir de 2030", detalhou Rufino. Segundo ainda ele, o metaverso e o mundo real vão convergir e mais do que oferecer velocidade de terabytes por segundo, o 6G vai promover uma revolução computacional no uso da inteligência artificial e até na computação quântica, sendo ofertada na nuvem e até como serviço. "O 6G tem o conceito de pensar nas pessoas. No futuro do planeta e seu desenvolvimento pensa na sustentabilidade", adiciona.
Indagado sobre como o Brasil pode participar, Paulo Rufino disse que o país não pode ser apenas um consumidor de tecnologia e precisa participar mais do desenvolvimento dessa tecnologia, que é de sinergias. "Como brasileiro me sinto muito feliz de dar essa contribuição na pesquisa", destaca. Assistam a entrevista com o pesquisador Paulo Rufino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".