sexta-feira, 28 de outubro de 2022

INSS: Ligações de celular para a Central 135 do INSS serão gratuitas

 


Atualmente, os segurados que ligam para a Central 135 do INSS a partir de telefones móveis têm que pagar o preço de uma ligação local.

A Central 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é muito importante para aqueles que não podem ou não conseguem utilizar o aplicativo e o site da autarquia. Agora, uma notícia pode deixar o serviço ainda mais acessível. Isso porque as ligações de celular para o número passarão a ser gratuitas.

Desde setembro do ano passado, quando a União reconheceu a central como utilidade pública, o serviço já era obrigatório. Vale lembrar que o número de beneficiários do INSS ultrapassa os 30 milhões, o que leva a crer que o volume de chamadas recebidas também deva ser grande.

Na última sexta-feira (21), o INSS publicou um edital para contratar a empresa que terá a responsabilidade de viabilizar a gratuidade das ligações a partir de celulares. A previsão é que a licitação seja aberta no dia 16 de novembro.

De acordo com o edital publicado, o valor estimado da contratação da empresa é de R$ 43 milhões e a duração do contrato é de 1 ano. No entanto, essa quantia pode ser reduzida durante a licitação. Além disso, o INSS realizará o pagamento apenas do que realmente for usado na franquia contratada.

Estima-se que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro deste ano e janeiro de 2023. Isso dependerá da finalização da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa que vencer o certame.

Atualmente, os segurados que ligam para o número 135 a partir de telefones móveis têm que pagar o preço de uma ligação local. As chamadas feitas por telefone fixo e público, no entanto, já são gratuitas para o público. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília.

A Central 135 conta com três unidades em funcionamento, sendo elas Salvador, na Bahia, e Caruaru e Recife, ambas localizadas no estado de Pernambuco. Dessa forma, são mais de 5 mil colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS.

Fonte: Seu Credito Digital (26/10/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".