Hoje com notícias sobre multa do Google, melhorias do Google Fotos, big techs chinesas e video sobre livro de prompts para IA
Um tribunal federal dos EUA condenou o Google a pagar US$ 425 milhões por violar a privacidade de milhões de usuários. A empresa foi responsabilizada por continuar coletando dados de dispositivos móveis mesmo após a desativação da função “Atividade na Web e de apps”, que supostamente impediria esse rastreamento. Embora o júri não tenha identificado má-fé, considerou que houve violação de privacidade em duas das três acusações. O Google afirmou que irá recorrer e disse que suas ferramentas respeitam as configurações dos usuários. (BBC)
Aliás, a big tech começou a liberar para usuários dos Estados Unidos uma nova ferramenta, integrada ao aplicativo Google Fotos, que transforma fotos em vídeos usando inteligência artificial. O recurso agora é alimentado pelo modelo mais recente Veo 3. Por enquanto, os vídeos gerados terão até quatro segundos e não terão áudio. A empresa afirma que o uso será gratuito, com limite de gerações, mas quem assina os planos AI Pro ou Ultra poderá fazer mais criações. (TechCrunch)
Mesmo sob pressão de Pequim, gigantes chinesas de tecnologia como Alibaba, ByteDance e Tencent continuam buscando os chips de inteligência artificial da Nvidia. As empresas querem garantias de entrega do modelo H20, que voltou a ter liberação para venda na China em julho, e já monitoram o desenvolvimento do B30A, um chip mais potente baseado na nova arquitetura Blackwell. Segundo fontes, o novo modelo pode custar até US$ 24 mil e ter desempenho até seis vezes superior ao antecessor. Apesar de não proibirem formalmente as compras, as autoridades chinesas vêm convocando empresas para pressionar por substituições. (Reuters)
Meio em vídeo. No Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai recebem Bruno Rodrigues, especialista em inovação, para falar um pouco do lançamento de seu livro Prompt, Palavra, Ação: O futuro da escrita digital em ambientes generativos. No papo, abordam sobre como saber se comunicar com uma inteligência artificial, como construir um bom prompt, o processo criativo com ajuda da IA e as melhores formas de usar prompts para tarefas diárias. Assista neste link. (YouTube)
Fonte: Meio (05/09/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".