Preenchimento correto dos dados aumenta chances de ter o pedido concluído de forma automática
O trabalhador segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode pedir sua aposentadoria por tempo de contribuição pela internet, no site ou app do instituto. A solicitação é feita pelo Meu INSS.
Para garantir que o pedido será corretamente analisado, é preciso informar todos os dados do seu histórico de trabalho, como vínculos empregatícios e períodos de contribuição que não estejam registrados no sistema do INSS.
Quem tem tempo no serviço público, rural ou como professor deve ter atenção redobrada. Segundo o órgão previdenciário, esses períodos, que têm contagens diferentes, estão entre os casos mais comuns de informações incorretas no Meu INSS.
O segurado deve reunir todas as informações que garantam o direito ao benefício, como carteira de trabalho, guias de contribuição, declarações e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), antes de iniciar o pedido.
Com os documentos em mãos, acessar o Meu INSS, por meio de login e senha, e clicar em "Novo Pedido" na tela inicial.
No campo "Aposentadorias e CTC e Pecúlio", é preciso escolher a opção "Aposentadoria por Tempo de Contribuição". Antes de prosseguir, o trabalhador deve conferir e ajustar, se necessário, seus dados pessoais como endereço, telefone e email.
COMO ANEXAR OS DOCUMENTOS
A ordem para anexar os documentos no Meu INSS pode interferir na análise automática do pedido de aposentadoria, que agiliza a concessão.
A documentação entra no campo "Anexos". É muito importante que cada documento seja anexado no seu campo específico.
Anexe cada documento no seu espaço correspondente. Para evitar erros, siga a ordem apresentada no site Meu INSS.
Se faltar alguma informação, o sistema vai solicitar, automaticamente, os documentos que faltam e que são necessários para conclusão da análise do requerimento. Neste caso, o segurado irá para a fila de cumprimento de exigências, e o pedido será direcionado para um servidor analisar.
Os documentos devem estar legíveis e sem rasuras. Veja abaixo como devem ser enviados os documentos pelo Meu INSS:
- É preciso digitalizar as cópias em formato PDF
- O documento deve ser colorido, ter 24 bits e qualidade de 150 DPI em um arquivo único
- O tamanho de cada arquivo é de até 5 Megabytes
- A soma de todos os documentos não pode passar de 50 Megabytes
CONFIRA O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
O tempo de contribuição ao INSS é o que vai garantir se o trabalhador pode se aposentar e o valor correto do benefício. Portanto, essa conferência e preenchimento deve ser feita com calma e atenção.
Na "tela de vínculos e períodos trabalhados e contribuídos" é preciso conferir se todos os períodos trabalhados ou contribuídos estão informados, inclusive os de atividade rural ou de serviço público, e se os salários estão corretos.
O INSS também recomenda conferir se as datas de início e fim de cada vínculo estão corretas. Se for preciso, é possível editá-las, clicando no ícone de lápis
Esta tela tem ainda a função de um simulador. "A ideia é justamente facilitar a vida do segurado, já que, se algum período ou vínculo não estiver no sistema do INSS, basta que ele informe nessa etapa", afirma o instituto.
Em alguns casos, mesmo que a simulação aponte que o trabalhador possui as condições mínimas para a aposentadoria, poderá ser necessária a análise de um servidor, que pode solicitar a comprovação de algum tempo trabalhado. É possível entregar essa documentação pelo Meu INSS.
ACOMPANHE O PEDIDO DE APOSENTADORIA
Segundo o INSS, preencher corretamente todos os dados no Meu INSS aumenta as chances de ter o pedido concluído de forma rápida, e até mesmo automática.
"Atualmente, do total de requerimentos realizados todos os meses pelos cidadãos ao INSS, cerca de 30% já são decididos automaticamente. Em agosto do ano passado, eram apenas 10%, o que demonstra que esse número tende a aumentar cada vez mais", afirma o órgão federal.
Advogados previdenciários recomendam verificar uma vez por semana o andamento do pedido. Isso é essencial para não ser pego de surpresa por uma carta de exigência, por exemplo.
A consulta pode ser feita por ligação no telefone 135. O serviço é gratuito e realizado de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h. É preciso informar o CPF e o número do protocolo.
Pela internet, o segurado pode acessar a opção "Consultar Pedidos" no site Meu INSS ou no aplicativo de celular Meu INSS.
Fonte: Folha de SP (04/10/2022)
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