segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Fundos de Pensão: Setor elétrico privatizado se reorganiza com seus planos previdenciários

 


Eletrobras e subsidiárias pedem patrocínio ao CD da Fundação Elos

A Fundação Elos recebeu da Eletrobras e de suas subsidiárias integrais solicitações de patrocínio ao plano de previdência CD Elosprev, ficando agora na pendência de receber o aval da Previc para incluí-las no multipatrocinado. O plano será oferecido aos futuros empregados do grupo e também aos atuais empregados sem vínculo a algum plano de previdência. Com isso, o multipatrocinado Elosprev passaria a ter como patrocinadoras, além da CGT Eletrosul, também a Eletrobras e suas subsidiárias integrais Cia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Eletronorte e Furnas.

Essas companhias elétricas já patrocinam suas próprias fundações, no caso a Eletros, a Fachesf, a Previnorte e a Real Grandeza, respectivamente. São fundações que possuem planos CDs, os quais deverão ser fechados à novas adesões segundo orientação oferecida pela Eletrobras em documento distribuído à essas entidades. O objetivo de usar um único plano na modalidade CD para todos os novos contratados do grupo seria facilitar sua movimentação entre as subsidiárias.

As fundações evitam comentar o tema, dizendo que a aprovação e operacionalização das novas patrocinadoras se encontra em curso e que o fechamento dos outros CDs à novas adesões ainda está em elaboração, mas a divulgação da nota da Elosprev mostra que existe um empenho bastante grande por parte do grupo Eletrobras em agilizar esse processo.

Segundo a Fundação Elos, o ingresso de novas patrocinadoras ao Elosprev não afeta direitos e obrigações dos atuais participantes desse plano, da mesma forma que “em nada afeta os participantes dos demais planos administrados pela Fundação Elos”.

Transferência da Engie - A Fundação Elos também comunica que a Previc autorizou a transferência de gestão do Plano BD Elos-Engie para a Previg, assim como aprovou o convênio de adesão entre a Engie e a Previg. A transferência havia sido pedida pela Engie para concentrar na Previg a gestão dos planos de benefícios com os quais mantém patrocínio. A partir da aprovação da transferência pela Previc, essa deve ser concluída no prazo legal de até 120 dias.

Fonte: Invest. Institucional (25/01/2024)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".