sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre segurança falha do Kwai, WhatsApp e eBay

O Kwai tem falhado na moderação de vídeos, comentários e perfis que sexualizam crianças e adolescentes. Uma investigação do Núcleo mostra que a negligência faz com que a rede social seja utilizada para divulgar vídeos de abuso sexual de menores e espaço para compartilhamento de links para outros sites de mesmo teor. Mesmo sem digitar qualquer palavra no campo de pesquisa, a própria plataforma sugeriu buscas por material abusivo na aba “Você pode se interessar”, como “menina da garrafa pepsi link atualizado”, mostrando como acessar o vídeo de uma adolescente de 13 anos “sentando” em uma garrafa. O Kwai disse que verifica “regularmente a segurança da ferramenta de buscas, para prevenir a presença de conteúdos que violem as políticas do aplicativo”. (Núcleo)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ordenou que a Meta, proprietária do WhatsApp, interrompa o compartilhamento de um áudio denunciado pelo pré-candidato do PP à prefeitura de Maringá, Silvio Barros, que foi alvo de informações inverídicas. No arquivo digital, uma voz com o tom e timbres característicos do político líder nas pesquisas locais anuncia sua desistência da candidatura e declara apoio a um oponente. O juiz Nicola Frascati Junior determinou que a Meta identifique os IPs dos dispositivos responsáveis pela divulgação do áudio em 24 horas, sob pena de multa de R$ 100 mil por cada hora de descumprimento. O caso representa um dos primeiros exemplos relevantes de deep fake com impacto jurídico nas pré-campanhas deste ano. (Globo)

O eBay anunciou que vai demitir cerca de mil funcionários, 9% de sua força de trabalho. Um dos maiores sites varejistas de comércio eletrônico do mundo também disse em nota que vai reduzir o número de contratações nos próximos meses. No ano passado, a empresa demitiu 500 funcionários. Os cortes de pessoal seguem uma onda de demissões em massa no setor de tecnologia nos Estados Unidos, inclusive entre gigantes como Amazon e Google. (Forbes)

Fonte: Canal do Meio (25/01/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".