quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Fundos de Pensão: Planos da Petros (Petrobras & outros) e Funpresp (servidores) encerram 2023 com rentabilidade acima de 14%

 


Plano dos servidores públicos do executivo e CV da Petros ultrapassam 14% de rendimento em 2023

A rentabilidade da carteira de investimentos consolidada da Funpresp-Exe acumulou alta de 14,17% (IPCA + 9,13%) em 2023, superando o índice de referência dos planos de benefícios correspondente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) + 4% ao ano, que atingiu 8,74% no ano. 

“Esse resultado muito bom do ano refletiu a redução das incertezas nos cenários internacional e doméstico, que impactou positivamente as principais classes de ativos da carteira de investimentos da Fundação”, explica o diretor de Investimentos substituto da Funpresp-Exe, José Dória Pupo Neto.

O resultado alcançado em 2023 foi o segundo melhor desde o início das atividades da Funpresp-Exe em fevereiro de 2013, tanto em termos nominais quanto reais. Os números reforçam a solidez da estratégia de investimentos adotada pela Entidade em suas políticas de investimentos elaboradas anualmente e aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

“Dada a característica de longo prazo de nossos planos de benefícios, priorizamos alocações estratégicas dos recursos previdenciários dos participantes, bem como a contínua e crescente diversificação dos ativos que compõem as carteiras de investimentos. Com isso, buscamos diminuir o risco global e maximizar o retorno esperado ao longo do tempo”, pontua Pupo Neto.

Os 5 planos da Petros

A Petros, fundo de pensão cujo principal patrocinador é a Petrobras, divulgou a rentabilidade de seus cinco principais planos em 2023. O Plano Petros-2 (PP-2), de Contribuição Variável (CV), fechou o ano com uma rentabilidade de 14,3% para um alvo de 9,48%.

O Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados (PPSP-R) fechou o ano passado com uma rentabilidade de 10,9% para um alvo de 9,4%.

O Plano Petros do Sistema Petrobras-Não Repactuados (PPSP-NR) fechou o ano com uma rentabilidade de 10,85% para um alvo de 9,4%.

O Plano Petros-3 (PP-3) fechou o ano com uma rentabilidade de 13,75% para um alvo de 15,3%.

E o FlexPrev fechou o ano com uma rentabilidade de 13,49% para um alvo de 15,3%.

Fonte: Funpresp e Invest. Institucional (16/01//2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".